O papa Francisco deu cinco conselhos aos jovens latino-americanos que participam do XXI Encontro de Líderes Nacionais da Pastoral da Juventude da América Latina e do Caribe, que ocorre em Assunção, Paraguai, de 15 a 20 de julho.

1. “Vocês são o presente, sejam corajosos!"

2. “Eu os encorajo a se agarrarem firmemente às suas raízes e seguirem em frente sem medo”.

3. “Busquem a unidade em meio a todas as diferenças.”

4. “Trabalhem pela justiça que faz a paz efetiva e duradoura”.

5. “Construam o bem comum e fecundem a felicidade da Pátria Grande que compõe os povos latino-americanos para continuar a aumentar o Reino de Deus”.

Em mensagem de 12 de julho, o papa agradeceu que durante esse encontro se tenha proposto trabalhar o “discernimento espiritual comunitário” para melhor abordar a realidade dos jovens.

Assim, escreveu o papa, “todas as vozes podem ser ouvidas, reconhecidas e valorizadas”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O papa disse que “é encorajador” que esse mesmo discernimento seja considerado como uma “forma de conversão na prática pastoral” e desejou que esses trabalhos lhes permitam “identificar os desafios e oportunidades que enfrentam com a ajuda do Espírito Santo”.

Não tenham medo do Senhor

O papa também enviou uma carta no dia 27 de maio aos bispos responsáveis ​​pelo evento, escrevendo-lhes que “a juventude é essa etapa da vida normalmente caracterizada por um otimismo natural, energia e esperança”.

Francisco exortou-os a “deixar que Cristo transforme seu otimismo natural em amor autêntico; um amor que sabe se sacrificar, que é sincero, real e genuíno, para que sua juventude seja um dom para Jesus e para o mundo e assim vocês poderão gastar sua vida de forma digna e frutífera”.

“Não tenham medo do Senhor que passa por nós e sussurra em nosso ouvido, inclina-se para nós e nos oferece sua mão para nos levantar toda vez que caímos. Ele nos quer de pé, ressuscitados. Portanto, não tenham medo de deixá-Lo entrar em sua vida; abram de par em par as portas de seu coração para Ele, pois a nova vida que vem d’Ele é incomparável e vale a pena ser vivida”, escreveu o papa em sua carta.