A Santa Sé nomeou um visitador apostólico para investigar acusações de má conduta sexual e financeira contra dom Ciro Quispe López, bispo na prelazia de Juli, Peru.

Em comunicado publicado na quarta-feira (17) pela Conferência Episcopal Peruana, a nunciatura apostólica no Peru informou a medida depois da “publicação de notícias em vários meios de comunicação locais sobre a Prelazia de Juli”.

A prelazia de Juli foi fundada em 1957. Está sediada na cidade de mesmo nome, no departamento de Puno, na região andina do sul do Peru, próximo à fronteira com a Bolívia.

O comunicado diz que a Santa Sé nomeou o bispo de Tacna e Moquegua, dom Marco Antonio Cortez Lara, como visitador apostólico “com o objetivo de verificar com precisão a situação de referência”.

As acusações contra o bispo de Juli

Nas últimas semanas, foram divulgadas nas redes sociais diversas acusações contra dom Ciro Quispe López, de envolvimento em condutas sexuais inadequadas com mulheres e em má gestão financeira na prelazia.

As acusações foram feitas principalmente no jornal peruano Diario Sin Fronteras e na página Defendiendo a mi Prelatura de Juli no Facebook, onde foram divulgados áudios cuja autenticidade não pôde ser verificada de forma independente pela ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

“Todas essas coisas, irmão, estão sob investigação” e “estamos nesse processo neste momento”, disse dom Quispe a Kevin Moncada, editor-geral do Diario Sin Fronteras, em 11 de julho.

A ACI Prensa procurou dom Quispe, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Quem é dom Ciro Quispe?

Dom Ciro Quispe tem 50 anos e é bispo-prelado de Juli desde o final de 2018, quando foi nomeado para o cargo pelo papa Francisco, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Dom Quispe foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 2001. Foi vigário paroquial de San Jerónimo e San Antonio Abad em Cusco; professor de ciências bíblicas na Pontifícia Faculdade Civil de Teologia de Lima, e vigário paroquial de Santa Beatriz, também em Lima.

Ele também estudou teologia bíblica e doutorou-se em ciências bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi também professor em diversas universidades católicas, faculdades teológicas e seminários maiores no Peru, como o Seminário San Antonio Abad, em Cusco.

O que é um visitador apostólico?

Um visitador ou investigador apostólico é alguém nomeado pelo papa para lidar com situações de emergência, como as acusações que agora aparecem contra dom Quispe, durante um período determinado.

O seu dever é verificar o estado da Igreja no local para o qual foram designados e relatar à Santa Sé.

O visitador apostólico pode visitar dioceses ou províncias de ordem religiosa sempre.