19 de jul de 2024 às 16:14
A brasileira Valéria Cysne mora em Boston (EUA) com a família e viajou 1,5 mil km até Indianápolis (EUA) para dar de presente de 15 anos para a filha a participação no Congresso Eucarístico Nacional que acontece no campo central do Lucas Oil Stadium de 17 a 21 de julho.
“Eu vi os EUA acordar para a eucaristia”, disse Valeria à ACI Digital.
O que mais chamou a sua atenção foi saber que o último congresso eucarístico no país havia sido há 83 anos. Por isso, quis fazer parte desse momento histórico junto com as suas filhas de 11 e 15 anos.
Ela contou que se preparou para a participação com missa e adoração diárias, e com isso experimentou “dentro da minha casa a presença eucarística de Deus na minha vida e da minha família”. Como não pôde fazer a tradicional festa de 15 anos, propôs para a filha a viagem ao congresso e agora “estão celebrando o que a eucaristia significa na nossa vida”.
Há cerca de 1,9 milhão de brasileiros nos EUA, segundo estimativas de 2022 do Ministério das Relações Exteriores. A cidade com maior número de brasileiros é Nova York, com 500 mil, seguida de Boston, que tem 390 mil brasileiros. A arquidiocese de Boston conta com um bispo auxiliar brasileiro, dom Cristiano Guilherme Borro Barbosa, e há anos desenvolve o apostolado com a comunidade brasileira do território.
“Quando eu ouvi falar sobre ter mais de 50 mil católicos em um só lugar adorando Jesus Cristo, nosso Salvador, nosso Amor, o motivo pelo qual a gente vive, eu não podia perder a oportunidade de estar reunida com pessoas que tem o mesmo propósito na vida que eu também tenho”, disse Júlia Fernandes, que mora em Massachussets.
Ela contou que está num processo de discernimento para descobrir onde Deus quer que ela se entregue à vida religiosa e estar no congresso é uma oportunidade de conhecer congregações diferentes, várias irmãs e “perceber que Deus é realmente único e que Ele ama todos nós de maneira especial e que somos todos filhos d’Ele”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Jesus faz parte da minha vida, é o centro da minha vida”, disse ela. “A única coisa que eu quero nesse mundo inteiro é amá-lo da mesma forma que Ele me amou e ainda me ama. Eu quero estar servindo a Ele todos os dias da minha vida, salvando almas para Ele, da mesma forma que um dia a minha alma foi salva”.
A missão Faz-me Santo da diocese de Worcester, Massachusetts, começou oficialmente em fevereiro de 2023, mas tem uma história de sete anos de trabalho de evangelização. O grupo enviou 18 missionários brasileiros para o Congresso Eucarístico.
Lucas Lima, da missão Faz-me Santo disse que viajou ao Congresso Eucarístico para manifestar o seu amor a Jesus Eucarístico. “Quero que ocupe o meu coração, quero ter um coração eucarístico que busca a Deus através de diálogos, através da oração, através da convivência. Que cada vez mais Ele possa me edificar”.
Emily Vieira, também da diocese de Worcester, descreveu a sua participação como um “sonho”.
“Estar aqui é a coisa mais surreal do mundo”, disse ela. “Um avivamento eucarístico significa para mim mudança de vida, renovação. A eucaristia ocupa a minha vida, meu coração, a minha mente. É o Corpo e Sangue de Cristo, então, ela está no meu corpo, no meu sangue, no meu ser, em tudo”