Poucos dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o papa Francisco manifestou a sua esperança de que estes sejam uma ocasião para a paz e uma trégua diante das guerras no mundo.

“Esta semana vão começar os Jogos Olímpicos de Paris, aos quais se seguirão os Jogos Paralímpicos. O esporte também tem uma grande força social, capaz de unir pacificamente pessoas de culturas diferentes”, disse Francisco depois de rezar o Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“Espero que este evento possa ser um sinal do mundo inclusivo que queremos construir e que os atletas, com seu testemunho esportivo, sejam mensageiros de paz e modelos válidos para os jovens.”, continuou o papa Francisco.

“Em particular, de acordo com a antiga tradição, que as Olimpíadas sejam uma ocasião para estabelecer uma trégua nas guerras, demonstrando uma sincera vontade de paz”, continuou ele.

“Rezemos, irmãos e irmãs, pela paz. Não esqueçamos a martirizada Ucrânia, a Palestina, Israel, Mianmar e tantos outros países que estão em guerra. Não esqueçamos, não esqueçamos. A guerra é uma derrota!”, disse.

Na sexta-feira (19), o papa Francisco enviou uma mensagem ao arcebispo de Paris, França, dom Laurent Ulrich, na qual já havia manifestado o seu desejo de que os Jogos Olímpicos promovam a paz mundial, que está “seriamente ameaçada”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Nestes tempos difíceis, em que a paz no mundo está seriamente ameaçada, espero fervorosamente que todos respeitem esta trégua na esperança de resolver os conflitos e restaurar a harmonia”, escreveu o papa”, escreveu o papa nesse então.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 serão abertos na sexta-feira, 26 de julho, “com uma celebração inovadora focada nos atletas com um desfile ao longo do Sena (rio), permitindo que centenas de milhares de espectadores nas margens do rio compartilhem esse momento com os atletas”, que participarão dos 45 esportes olímpicos, segundo o site das Olimpíadas de Paris.

“A atmosfera festiva continuará durante todo o verão ao longo do rio Sena e seus canais; em cada distrito de Paris, de La Villette a Saint-Denis; e em outras comunidades da região de Paris”, acrescenta.

Nas olimpíadas, “o público poderá compartilhar a experiência dos Jogos com seus campeões por meio de iniciativas inéditas de comemoração, como o Parque dos Campeões, o Clube França e o Parque das Nações em La Villette.”.

Paris 2024 terminará em 11 de agosto, e os Jogos Paralímpicos começarão em 28 de agosto e terminarão em 8 de setembro.