22 de jul de 2024 às 10:57
Como parte de seu esforço contínuo para ajudar a formar a próxima geração de jornalistas católicos fiéis, a EWTN, grupo de comunicação católico ao qual pertence a ACI Digital, fez sua terceira academia de verão anual em Roma no mês passado.
Cerca de 40 jornalistas de mais de 20 países participaram do treinamento, que visa "aprofundar suas habilidades e conhecimentos em mídia religiosa, jornalismo, cinematografia e narrativa", ao mesmo tempo que fortalece sua "fé e compreensão da missão da Igreja no mundo".
"Tem sido uma bênção encontrar católicos de todo o mundo que também amam a fé, amam o Senhor e são apaixonados pelo jornalismo", disse o participante americano Thomas Phippen durante um segmento sobre a experiência no premiado programa "Vaticano", da EWTN News.
Ao falar aos jornalistas credenciados junto à Santa Sé no início do ano, o papa Francisco encorajou os membros da profissão a continuarem a noticiar de uma forma que "sabe combinar a informação com a reflexão, o falar com o ouvir, o discernimento com o amor".
O papa também ressaltou a importância de não "atenuar as tensões, mas ao mesmo tempo sem fazer clamores inúteis".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo o chefe do escritório da Santa Sé da EWTN, Andreas Thonhauser, o programa deste verão se concentrou fortemente nas formas digitais de comunicação, ao reconhecer a "importância crescente das imagens em movimento rápido" e a "diminuição da capacidade de atenção".
"A academia não apenas forneceu cursos práticos sobre filmagem, edição de vídeo e distribuição de mídia social, mas também sobre conhecimento teológico e apologética", acrescentou Thonhauser.
O impacto da academia de verão da EWTN não termina com o treinamento, pois os ex-alunos são convidados a permanecer conectados através de reuniões regulares e educação continuada.
A próxima edição da academia de verão está marcada para julho de 2025.