23 de jul de 2024 às 14:38
O papa Francisco enviou condolências pela morte de Nguyen Phu Trong, secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã e ex-presidente do país.
Nguyen Phu Trong morreu na sexta-feira (19), aos 80 anos, em Hanói, capital do Vietnã.
Em telegrama divulgado hoje (23) pela Sala de Imprensa da Santa Sé e assinado pelo secretário de estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, o papa dirigiu as suas condolências “a todos os que choram a sua perda, especialmente à sua família”.
O papa Francisco também disse rezar pelo “consolo e paz” da família, ao mesmo tempo que mostrou seu apreço pelo papel do político "em favorecer e promover positivamente o desenvolvimento das relações entre o Vietnã e a Santa Sé".
Quem foi Nguyen Phu Trong?
Nguyen Phu Trong nasceu em 14 de abril de 1944 em Hanói, Vietnã, e fez doutorado em filologia na União Soviética.
O político entrou para o Partido Comunista do Vietnã em 1967 e era secretário-geral do partido desde 2011. Foi eleito presidente do Vietnã em 2018 e também foi presidente da Assembleia Nacional do país entre 2006 e 2011.
Trong encontrou-se há apenas um mês com o presidente russo Vladimir Putin, a quem felicitou pela sua reeleição como presidente da Rússia e com quem manteve uma relação cordial como peça essencial da sua política externa.
Vários líderes políticos, incluindo o presidente americano Joe Biden e o presidente chinês Xi Jinping, prestaram homenagem a Trong nos últimos dias.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Relações entre o Vietnã e a Santa Sé
Cerca de 6,8 milhões dos 92,7 milhões de habitantes no Vietnã são católicos, ou seja, 7,4% da população, segundo estatísticas publicadas pela Santa Sé.
No dia 22 de janeiro de 2013, o papa Bento XVI recebeu Nguyen Phu Trong no Vaticano.
Foi a primeira vez na história das relações entre o Vietnã e a Santa Sé que um secretário-geral do comitê central do partido comunista do país asiático foi recebido pelo papa no Vaticano.
O papa Francisco encontrou-se com Vo Van Thuong, presidente da República Socialista do Vietnã, em 27 de julho de 2023.
Na ocasião, ambas as partes anunciaram a aprovação de um acordo que permite à Santa Sé voltar a ter um representante permanente no país asiático, depois do último delegado apostólico ter sido expulso em 1975 pelo governo comunista.
Durante uma audiência privada com uma delegação de representantes do partido comunista do país, em janeiro deste ano, o papa Francisco disse querer visitar os católicos vietnamitas.