O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, continua em viagem pela Ucrânia. O cardeal encontrou-se ontem (22) com o patriarca do país, sua beatitude Sviatoslav Shevchuk.

Depois de visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora do Carmo, em Berdychiv no domingo (21), o cardeal encontrou-se ontem (22) com dom Sviatoslav Shevchuk na sede do arcebispado-mor.

Segundo Vatican News, serviço de informações da Santa Sé, o secretário de Estado exortou a uma “grande oração pela paz”.

O cardeal também reiterou a proximidade do papa Francisco ao país em guerra e sublinhou que o papa sente a dor e “o sofrimento deste povo”.

No âmbito de seu encontro com o chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana, o cardeal Parolin também destacou que a Igreja deve ter “um papel profético”.

Por isso, o cardeal apelou “a uma grande oração pela paz, a partir da convicção de que tudo é possível com Deus e que, embora as nossas esperanças sejam sempre finitas e limitadas, sabemos que Deus é maior que nós, que os nossos corações e que nossas possibilidades.”

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O cardeal também destacou os progressos alcançados na estrutura do arcebispado desde a sua última visita em 2016, apesar das consequências da guerra que assola o país desde fevereiro de 2022.

“Foram feitos progressos consideráveis ​​que em muitos lugares, especialmente na Igreja, avançaram. Estou feliz em ver essas coisas”, disse o cardeal Parolin.

O secretário de Estado da Santa Sé permanecerá no país invadido pelo exército russo até amanhã (24), visitando cidades como Kiev e Odessa.