O bispo auxiliar de Sydney, Austrália, dom Richard Umbers elogiou o Congresso Eucarístico Nacional em Indianápolis, EUA, como um modelo para revitalizar a fé católica em todo o mundo.

Umbers, que participou do congresso como observador internacional, disse que o encontro nos EUA gerou muito interesse na Austrália, segundo o jornal australiano Catholic Weekly.

“Estamos muito interessados ​​em aprender todos os aspectos da jornada até este congresso nacional”, disse dom Umbers.

“Temos acompanhado esse renascimento e ele capturou nossa imaginação.”

O congresso, que atraiu mais de 50 mil participantes dos 50 Estados dos EUA e de 17 países, demonstrou o poder da devoção eucarística para unir e energizar os fiéis, disse o bispo.

“Foi uma experiência incrível que todos nós possamos reunir tantas pessoas”, disse dom Umbers. “Falamos sobre Presença Real, mas para isso precisamos estar presentes, e presentes na liturgia”.

Congresso eucarístico na Austrália

Dom Umbers disse que a Austrália estuda atentamente o renascimento eucarístico dos EUA com um propósito específico: sediar o Congresso Eucarístico Internacional em Sydney — com apoio americano — em 2028.

Em setembro, o bispo de 53 anos planeja ir ao Congresso Eucarístico Internacional em Quito, Equador.

“Vou a Quito e levarei um grupo de pessoas comigo”, disse o bispo. “Teremos uma equipe de observação e uma peregrinação para ver onde podemos aprender, porque amamos realizar eventos como esses na Austrália”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Depois da pandemia de covid-19, o conselho plenário da Austrália votou pela realização de um Congresso Eucarístico Internacional para ajudar a revigorar a vida católica e trazer as pessoas de volta à missa, disse dom Umbers.

“A covid nos atingiu duramente, realmente precisamos nos revitalizar em apreciação à obra do Senhor e adorar juntos”, disse o bispo.

O bispo também abordou os crescentes desafios à liberdade religiosa nos EUA e na Austrália, sugerindo que essas pressões podem alimentar um ressurgimento de expressões públicas de fé.

“A Igreja Católica na Austrália é a maior provedora não governamental de educação, assistência médica e serviços sociais, e estamos cada vez mais percebendo a pressão para poder operar de acordo com nossa fé”, disse Umbers.

“Com as batalhas intelectuais acontecendo culturalmente, identificar-se como um cristão ou um católico na vida cotidiana é manter a cabeça erguida. Essa é uma das razões pelas quais mais católicos estão saindo às ruas e dizendo que acreditam em Jesus”.

Santíssimo Sacramento no Congresso Eucarístico Nacional em Indianápolis, EUA, na quinta-feira (18). Meagan Martin em parceria com o Congresso Eucarístico Nacional
Santíssimo Sacramento no Congresso Eucarístico Nacional em Indianápolis, EUA, na quinta-feira (18). Meagan Martin em parceria com o Congresso Eucarístico Nacional

'Projeto' americano para a Igreja universal

Quando o 10º Congresso Eucarístico Nacional foi concluído no domingo (21) em Indianápolis, EUA, Umbers expressou esperança de que os frutos do congresso se espalhassem muito além das fronteiras americanas.

“O mundo está tão conectado. Os tipos de desafios que vocês enfrentam aqui nos EUA são muito similares aos que enfrentamos na Austrália”, disse o bispo.

“Estamos olhando para a experiência dos EUA como um modelo de como a Igreja universal pode ser renovada por meio de maior devoção a Cristo na Eucaristia.”

Mais em