Faltando pouco menos de dois meses para o início do 53º Congresso Eucarístico Internacional em Quito, Equador, seguem alguns fatos importantes para quem quer participar do evento dedicado a tornar Jesus conhecido, amado e melhor servido em seu mistério eucarístico.

Segundo o site oficial, os congressos eucarísticos “são uma expressão de uma veneração e amor particular da Igreja universal pelo mistério eucarístico, fonte de fraternidade e paz”. O tema do congresso internacional de 2024 é “Fraternidade para curar o mundo”.

1. Esse congresso é uma comemoração especial.

Em comemoração ao 150º aniversário da consagração do Equador ao Sagrado Coração de Jesus, ocorrida em 25 de março de 1874, a arquidiocese de Quito foi escolhida para sediar o Congresso Eucarístico Internacional deste ano.

2. Quito foi sede do primeiro congresso eucarístico nacional do mundo.

Quito não é um local novo para congressos eucarísticos. A cidade sediou o primeiro Congresso Eucarístico Nacional em 1886, um marco na história eucarística do país e do mundo.

3. O congresso ocorrerá em setembro.

O Congresso Eucarístico Internacional acontecerá de 8 a 15 de setembro. Durante essa semana, Quito será transformada em um centro de celebração e devoção, recebendo milhares de visitantes de todo o mundo.

4. O evento será realizado no Centro de Convenções Metropolitano de Quito.

O evento será realizado no Centro Metropolitano de Convenções de Quito, um complexo moderno projetado para sediar uma ampla gama de eventos e conferências. O centro fornecerá áreas espaçosas e funcionais para todas as atividades do congresso. Ele se localiza na avenida Río Amazonas, na zona norte da capital.

Quito foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO em 1978 e é um destino turístico importante.

5. Serão abordados cinco tópicos.

Segundo a programação do congresso, cinco temas serão desenvolvidos em profundidade a cada dia do evento: “Mundo Ferido”, “Fraternidade Redimida em Cristo”, “Eucaristia e Transfiguração do Mundo”, “Por uma Igreja Sinodal” e “Eucaristia: Salmo da Fraternidade”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

6. Haverá conferências e testemunhos pessoais.

Além das cerimônias litúrgicas, como a missa de abertura na qual 2,5 mil crianças farão a primeira comunhão, o congresso incluirá conferências e testemunhos pessoais que vão explorar diferentes aspectos do mistério eucarístico e seu impacto na vida cristã.

Os participantes poderão ouvir oradores de destaque como o cineasta Juan Manuel Cotelo; o arcebispo de Bogotá, Colômbia, cardeal Luis José Rueda Aparicio; o bispo de Crookston, Minnesota, dom Andrew Cozzens, que liderou o Reavivamento Eucarístico Nacional nos EUA encerrado no último domingo (21); o bispo de Orihuela-Alicante, Espanha, dom José Ignacio Munilla; e o arcipreste da basílica de São Pedro no Vaticano, cardeal Mauro Gambetti.

Mais em

Os palestrantes vão abordar temas como a vida consagrada, renovação eucarística e fraternidade. Também haverá testemunhos pessoais sobre o poder transformador da Eucaristia. O evento também inclui uma procissão e celebrações eucarísticas em lugares emblemáticos, concluindo com uma missa de encerramento no parque Bicentenário.

7. Haverá delegações de mais de 40 países.

Participarão do congresso delegações da Áustria, Alemanha, Argélia, Austrália, Bangladesh, Brasil, Canadá, Colômbia, República do Congo, Eslováquia, Equador, Espanha, EUA, Guiné Equatorial, Honduras, Itália, Indonésia, Lesoto, México, Nigéria, Panamá, Portugal, Porto Rico, Reino Unido, República Tcheca, Ruanda, Venezuela, Taiwan, Japão, República Dominicana, Quênia, Hungria, Romênia, Paraguai, Uruguai, Peru, Namíbia, Letônia, Suíça, Uganda, Togo, Polônia, Nova Zelândia, Eslovênia e Chile.

8. Há uma oração oficial do congresso.

“Senhor Jesus Cristo, pão vivo descido do céu: Olhe para as pessoas do seu coração que o louvam, adoram e abençoam hoje. Ao nos reunir em torno de sua mesa para nos alimentar com seu corpo, ajude-nos a superar toda divisão, ódio e egoísmo, unamo-nos como verdadeiros irmãos e irmãs, filhos do Pai Celestial. Envie-nos seu Espírito de amor, para que caminhando nos caminhos da fraternidade — paz, diálogo e perdão — possamos trabalhar juntos para curar as feridas do mundo. Amém.”

9. Haverá um simpósio teológico.

Um simpósio teológico vai ocorrer antes do 53º Congresso Eucarístico Internacional.

O simpósio é dirigido a teólogos e acadêmicos especializados em teologia sacramental e teologia pastoral, formadores em seminários ou casas de formação, e também a pessoas interessadas no estudo da Eucaristia e na relação entre a fé cristã e a realidade social.

10. As inscrições estão abertas.

É possível preencher este formulário para participar do Congresso Eucarístico Internacional Quito 2024.