O Truth & Beauty Project (Projeto Verdade e Beleza) deu aos participantes experiências transformadoras revivendo a cultura cristã por meio de encontros com a "verdade através da beleza" em uma experiência de imersão de 8 a 13 de julho.

A organização sem fins lucrativos oferece viagens de imersão para jovens adultos e com curadoria ao longo do ano para os que desejam "se apaixonar pelas raízes de sua fé cristã" e ter uma "compreensão mais profunda da dignidade da pessoa humana, por meio de experiências de arte, Escritura, liturgia e beleza em Roma".

"Vir a Roma sem uma perspectiva católica significa que você está perdendo o verdadeiro significado de Roma", disse o participante Moritz Scholtysik à EWTN Vaticano. "Estamos no coração da Europa, essencialmente no coração da Europa cristã. Se você vier aqui com o coração e a mente abertos para a história e a cultura cristãs, só então poderá realmente experimentar Roma em toda a sua extensão".

Milhões de pessoas vão a Roma todos os anos para visitar seus monumentos, arte e mais de 900 igrejas.

As viagens de imersão com curadoria do Truth & Beauty Project para a cidade eterna são normalmente projetadas com um foco ou tema que melhor se adapta às necessidades do grupo. Segundo o projeto, esses grupos consistem em "diretores executivos, membros de associações profissionais, funcionários paroquiais, VIPs, grupos de doadores, padres, seminaristas, amigos, famílias e muito mais".

 

O projeto oferece viagens de imersão de uma semana para jovens adultos entre 18 e 30 anos. Embora o custo total seja de 2, 5 mil € (cerca de R$ 15,3 mil), os que desejam participar podem inscrever-se para uma bolsa parcial ou total.

Um dia típico para essa viagem imersiva geralmente consiste em missa matinal, oração, discussões feitas com palestrantes e "uma caminhada por Roma" para experimentar a "arte, arquitetura, história e beleza" da cidade, entre outras coisas.

John e Ashley Noronha, fundadores do Truth & Beauty Project. EWTN Vaticano - captura de tela
John e Ashley Noronha, fundadores do Truth & Beauty Project. EWTN Vaticano - captura de tela

John e Ashley Noronha fundaram o Truth & Beauty Project em 2017. Creditados como palestrantes, personalidades da mídia, teólogos e professores universitários pontifícios, o casal falou mais sobre o projeto à EWTN Vaticano.

"A ideia por trás do Truth & Beauty Project foi que percebemos que não havia esse programa abrangente onde alguém pudesse realmente entender sua identidade cristã de todos os diferentes aspectos", disse John.

"E eu chamaria o Truth & Beauty Project de uma escola de vida cristã porque é uma experiência", acrescentou Ashley, "uma experiência de uma semana em Roma que realmente fala para responder às perguntas que eu acho que ressoam em todos os nossos corações humanos: Por que estou aqui? Qual é o sentido da vida? Para o que Deus está me chamando?"

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"Ser capaz de se afastar e entrar nesses espaços que são muito mais antigos do que você e muito mais grandiosos do que você te ajuda a lembrar que faz parte de uma história maior e algo muito mais grandioso do que sua própria vida individual", disse a participante Katie Mlinek à EWTN Vaticano.

 

 

 

 

Ao citar o Salmo 27:4 - "Tudo o que peço e isso busco é habitar na casa do Senhor e contemplar a sua beleza para todo o sempre!" - o Truth & Beauty Project deseja "capacitar" seus participantes "a fazer de suas vidas uma obra-prima e sair para compartilhar essa obra-prima com o mundo".

O padre Vinay Kamath, originário da diocese de Mumbai, Índia, que atualmente trabalha como padre missionário em Riga, Letônia, refletiu isso ao relatar sua recente experiência ao participar de uma viagem de imersão para jovens adultos.

"É incrível o que pode ser feito por Deus e pelo Espírito Santo em seis dias com o ambiente certo, com o foco certo e com a inovação e comunhão certas", disse Kamath.

Mais em

Ao descrever os jovens de seu grupo como inicialmente "hesitantes" em se conhecerem, Kamath falou sobre a rapidez com que eles logo "se uniram", sentindo-se "em casa" como se "estivessem com uma família".

"Acho que essa é uma bela experiência de amor, amizade e companheirismo, que acredito que durará a vida inteira para alguns desses jovens", continuou Kamath. "E eles voltarão mais ricos, mais felizes e, acredito, mais santos também."

É possível saber mais sobre o Truth & Beauty Project em seu site ou através da recente cobertura feita pelo programa EWTN News Nightly.