O papa Francisco convidou os fiéis a estabelecer uma aliança entre jovens e idosos em mensagem publicada ontem (24) em seu perfil oficial na rede social X. A aliança é necessária "para que a seiva de quem tem uma longa experiência de vida umedeça os rebentos de esperança de quem está crescendo", disse o papa. "Assim aprendemos a beleza da vida e construímos uma sociedade fraterna".

Esse convite foi feito também em julho do ano passado, durante a homilia de uma missa celebrada na basílica de São Pedro por ocasião do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado este ano no domingo (28).

Na ocasião, o papa destacou que os avós são como árvores frondosas,  “sob as quais os filhos e os netos constroem os seus «ninhos», aprendem o clima de casa e experimentam a ternura dum abraço”.

Francisco também fez um convite semelhante antes do início da última Jornada Mundial da Juventude, realizada em Lisboa, Portugal, em agosto do ano passado.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O papa ressaltou “que os idosos entregam ao presente um passado necessário para construir o futuro." e pediu para honrá-los e não nos privarmos de sua companhia: "Não permitamos que sejam descartados", disse Francisco.

O papa Francisco exortou os jovens peregrinos da JMJ a visitarem seus avós e idosos antes do evento.

 Da mesma forma, o papa destacou a importância do testemunho dos idosos transmitido aos jovens e crianças durante uma audiência geral centrada no tema “o Antigo dos dias” em agosto de 2022.

"O testemunho dos idosos une as idades da vida e as próprias dimensões do tempo: passado, presente e futuro, porque eles não são a memória, são o presente e também a promessa”, disse Francisco.