30 de jul de 2024 às 15:56
O papa Francisco recebeu Dennis Francis, presidente da assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ontem (29) em audiência privada no Vaticano, mesmo durante as férias de verão do papa.
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que a audiência ocorreu na Casa Santa Marta, residência do papa no Vaticano.
A Santa Sé não divulgou mais detalhes sobre esse encontro, apenas uma fotografia dos dois onde Dennis Francis pode ser visto usando um broche multicolorido na lapela de sua jaqueta que se refere aos objetivos de desenvolvimento sustentável da chamada Agenda 2030.
Em seu perfil oficial na rede social X, Dennis disse que "foi uma grande honra conhecer" o papa Francisco.
"Sua dedicação inabalável à humanidade, ao multilateralismo e à proteção ambiental é verdadeiramente inspiradora", escreveu ele.
Ele também enfatizou que, como líder espiritual, Francisco "defende a humanidade e nos exorta a encontrar soluções globais para nossos desafios comuns".
"Em todo o mundo, milhões de crentes sofrem altos níveis de perseguição e discriminação por causa de sua fé. O direito às próprias crenças religiosas ou culto não pode e não deve ser a base de qualquer forma de intolerância e discriminação", escreveu.
Quem é Dennis Francis?
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Francis nasceu em 27 de novembro de 1956 em Trinidad e Tobago. Estudou geografia na Universidade das Índias Ocidentais, na Jamaica, e relações internacionais na Universidade Johns Hopkins, nos EUA.
Ele é o representante permanente de seu país nas Nações Unidas em Nova York desde 2021 e é presidente da assembleia geral das Nações Unidas desde 5 de setembro de 2023.
Férias do papa Francisco
O papa Francisco reduz seus compromissos durante este mês e a Santa Sé cancela todas as audiências gerais e privadas que o papa costuma ter todos os dias no Palácio Apostólico.
Desde o início de seu pontificado, o papa passou todos os verões dentro dos muros do Vaticano e continua fiel ao seu costume de não ir a Castel Gandolfo para descansar, como fizeram seus antecessores.
Neste mês, apesar da redução de seus compromissos, ele teve alguns encontros como o de ontem (29) à tarde ou sua audiência com um grupo de migrantes no início do mês.
Francisco reuniu-se hoje às 18h (horário local) com cerca de 50 mil acólitos na praça de São Pedro, no Vaticano.
Na próxima quarta-feira, 7 de agosto, as audiências gerais serão retomadas e a agenda do papa voltará ao normal.
Em setembro, Francisco fará a viagem apostólica mais longa de seu pontificado à Ásia e Oceania e também visitará a Bélgica e Luxemburgo.
Durante o mês de outubro, ele permanecerá em Roma para participar da segunda e última sessão do Sínodo da Sinodalidade.