Um novo monumento em homenagem a Nossa Senhora será inaugurado em uma grande celebração que começou ontem (1) e vai até o domingo (4) Al-Hwash, perto de Homs, principal cidade cristã da Síria.

O local, chamado de “Nossa Senhora do Oriente”, conta com diversas instalações, sendo a mais proeminente uma estátua colossal de Nossa Senhora.

O monumento é ideia de Khalil Michel Nakad, nativo de Al-Hwash, que prometeu “construir um santuário para a Mãe do Redentor” em gratidão durante uma doença de que quase morreu. O que começou como um simples santuário evoluiu para uma grande estrutura sobre uma colina a cerca de 396 metros acima do nível do mar.

A estrutura central do local é uma torre de 11 andares com cerca de 51 metros de altura. Os visitantes podem chegar ao topo por escadas ou um elevador, de onde se vê um cenário natural de tirar o fôlego ao olhar para frente.

Ao olhar para cima, eles verão uma estátua branca de Nossa Senhora de oito metros de altura trazida do Líbano há três anos, feita de ferro e coberta com fibra de vidro reforçada.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A estátua está programada para ser transportada da área de Wadi al-Nadara (Vale dos Cristãos) até o local em uma grande procissão e foi instalada no topo da torre hoje (2) pela manhã.

As celebrações começam amanhã (3) à noite com apresentações de bandas de escoteiros de Al-Hwash, Anaz e Al-Mazina, juntamente com o coro Mar Elian Choir de Homs e a banda Mosaic Music Band. As festividades incluirão apresentações de canto das artistas Mirna Al-Mallouhi e Rona Nofal, culminando em uma exibição de fogos de artifício.

O local também inclui uma igreja de estilo bizantino que pode acomodar cerca de 300 fiéis. Amanhã (3) haverá na igreja súplicas pela proteção da região e de toda a Síria, e a instalação de relíquias sagradas. A igreja será oficialmente consagrada na manhã de domingo (4).

Além da torre e da igreja, o local conta com uma praça na base da torre, uma loja de presentes com itens exclusivos dedicados a Nossa Senhora do Oriente e um grande salão multiuso que pode receber até 150 pessoas.

Outras instalações incluem escritórios administrativos, banheiros, depósitos, jardins e um estacionamento. O local é equipado com um sistema de iluminação avançado, redes de vigilância, sinalização e é alimentado por energia limpa e renovável.