Richard DeGraff, membro fundador do conselho da EWTN que foi fundamental para ajudar madre Angélica a lançar a rede em 1981, morreu em 31 de julho aos 94 anos. 

DeGraff conheceu madre Angélica em 1980 quando trabalhava para o ministério Family Rosary (conhecido como Rosário em Família no Brasil) em Wisconsin, EUA. Foi DeGraff quem conectou madre Angélica, que na época buscava financiamento para comprar a primeira antena parabólica da EWTN, à De Rance Foundation, organização filantrópica católica que deu um apoio crucial para a aquisição.

Naqueles momentos críticos em que nascia a EWTN e nas décadas seguintes, DeGraff desempenhou um papel fundamental na criação e manutenção da primeira rede católica de televisão via satélite.

Seu trabalho pioneiro e providencial com madre Angélica é narrado na biografia da fundadora da EWTN, “Mother Angelica: The Remarkable Story of a Nun, Her Nerve, and a Network of Miracles” (Madre Angélica: A notável história de uma freira, sua coragem e uma rede de milagres).

Antes de seu trabalho com a EWTN, várias fundações filantrópicas e instituições de caridade, DeGraff teve uma carreira ilustre no ensino superior. Na década de 1970, ele foi presidente do Thomas More College em Kentucky. Antes, ocupou cargos acadêmicos e de desenvolvimento na Benedictine University, Saint Mary's College, Tri-State College, DePaul University e na Universidade de Chicago.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Antes de servir na 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA na Guerra da Coreia, DeGraff formou-se em música na Universidade Notre Dame, em Indiana. Quando era estudante, ele se apresentou várias vezes no programa de televisão “The Ed Sullivan Show” várias vezes como membro do coral masculino Notre Dame Glee Club.

Depois da guerra, DeGraff fez mestrado e doutorado em educação na Universidade de Indiana. Depois, ele também trabalhou como assistente do presidente da Grace Corporation e diretor executivo da De Rance Foundation e da Koch Foundation.

Ele também atuou no conselho da Catholic Charities em Chicago e esteve envolvido com o Serra Club, organização que trabalha para promover vocações religiosas.

DeGraff era dos Cavaleiros de Colombo, maior organização católica leiga dos EUA. Ele deixa quatro filhos, 12 netos e 12 bisnetos.