Um quiosque em homenagem ao venerável Guido Schäffer foi inaugurado no domingo (4), na Praia do Guido, no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ). O espaço de evangelização da Comunidade Shalom terá missas semanais na areia da praia.

Guido, que era médico e seminarista, morreu aos 34 anos surfando na praia do Recreio dos Bandeirantes há 15 anos. Em 2018 o trecho da praia do Recreio entre o posto 11 e 12 passou a ser chamado de Praia do Guido.

A cerimônia de inauguração do Quiosque do Guido teve uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal dom Orani Tempesta, com a participação de centenas de fiéis. Ele abençoou o quiosque e os trabalhos de evangelização que acontecerão no local.

Missa na inauguração do Quiosque Guido Schäffer. Crédito: Guilherme Ribeiro.
Missa na inauguração do Quiosque Guido Schäffer. Crédito: Guilherme Ribeiro.

Segundo o gerente, Eduardo França, o quiosque já existia e era administrado pelo Santuário Cristo Redentor, mas não era comercial, só tinha missa. No ano passado começaram as negociações com a Comunidade Shalom para que esta assumisse a gestão e oferecesse um espaço mais completo com a venda de comidas, bebidas além do espaço para reflexões, orações e missas.

A iniciativa de evangelizar através de lanchonetes faz parte da inspiração inicial da Comunidade Católica Shalom. Em 1982 a comunidade inaugurou seu primeiro Centro Católico de Evangelização que era uma lanchonete e livraria. A missão era evangelizar jovens afastados de Cristo e que jamais buscariam uma Igreja. A Shalom espalhou lanchonetes por todo o Brasil e pelo mundo, mas o Quiosque do Guido é a primeira na praia.

O Quiosque do Guido funciona de domingo a domingo das 9h às 21h. Tem missa toda quarta, quinta, sábado e domingo às 9h.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Quem é Guido Schäffer?

Guido Vidal França Schäffer nasceu em 22 de maio de 1974, em Volta Redonda (RJ) em uma família católica fervorosa. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde se formou em medicina e atuou na Santa Casa de Misericórdia. Dedicou-se ao cuidado dos pacientes com Aids e também dos pobres, juntos com as Missionárias da Caridade de santa madre Teresa de Calcutá. Seu serviço como médico era sempre acompanhado pela evangelização.

Nos anos 1990, Guido deu início ao grupo de oração Fogo do Espírito Santo em sua paróquia.

Depois de participar do encontro das famílias por ocasião da visita de são João Paulo II ao Rio de Janeiro em 1997 e de uma viagem à Europa, em 2000, para a beatificação dos protomártires do Brasil, Guido decidiu entrar para o seminário, sem deixar a medicina.

Morreu em 1º de maio de 2009, surfando na praia do Recreio dos Bandeirantes. Guido foi atingido na nuca por uma prancha de surfe, desmaiou e se afogou.

O processo de beatificação de Guido Schäffer foi aberto em janeiro de 2015. A etapa diocesana deste processo se encerrou em outubro de 2017 com o envio de toda a documentação para a Santa Sé. Ele foi declarado venerável em 20 de maio de 2023.