David Solomon, professor de filosofia na Universidade Notre Dame, EUA, entrou plenamente em comunhão com a Igreja, segundo um ex-aluno que escreveu para o canal católico Word on Fire.

Solomon, que chegou à universidade em 1968, ingressou na Igreja no início deste ano, no que Christopher Kaczor, do canal católico Word on Fire, descreveu como “o culminar de uma vida inteira de estudo [e] um conforto para seus muitos amigos”, e “uma intensificação da união com sua maravilhosa esposa, Lou”, que também converteu-se ao catolicismo ao mesmo tempo.

Numa palestra há vários anos, Solomon disse que quando começou a faculdade “ele não só não era católico”, mas também era “tão inocente de qualquer compreensão real do catolicismo quanto alguém poderia ser”.

“A minha visão de tudo o que se relaciona com o catolicismo, tal como era, surgiu de uma combinação de ignorância e preconceito em igual medida”, disse ele.

O professor de filosofia aposentou-se em 2016 e tem o título de professor emérito da universidade. Na época de sua aposentadoria, Rick Garnett, professor de direito da Notre Dame, escreveu que era “impossível exagerar a importância de [suas] contribuições não apenas para o treinamento e educação de milhares de estudantes da Notre Dame, mas também para o caráter e a missão católica da universidade”.

Solomon foi diretor fundador do que hoje é o Centro De Nicola de Ética e Cultura da universidade, que diz em seu site estar “empenhado em compartilhar a riqueza da tradição moral e intelectual católica por meio do ensino, da pesquisa e da participação pública no mais alto nível e em uma variedade de disciplinas”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O padre Bill Miscamble, professor de história de Notre Dame, disse depois da aposentadoria de Solomon que, ao longo de sua gestão na Notre Dame, “poucos [professores] foram tão eficazes tanto na graduação quanto na pós-graduação como David Solomon”.

“Como professor de graduação na Notre Dame, David Solomon pretendia equipar seus alunos para enfrentar a série de questões morais divisivas que os confrontam”, escreveu Miscamble.

“Ele ajudou os alunos a refletir seriamente sobre a própria natureza e propósito da moralidade e preparou-os para discernir bem como deveriam agir à luz dos profundos desafios do nosso tempo”, acrescentou.

Kaczor, que é pesquisador visitante no Centro De Nicola e professor de filosofia na Loyola Marymount University em Los Angeles, Califórnia, teve aulas com Solomon como estudante de pós-graduação. Ele escreveu no Word on Fire no mês passado que “a grande bondade de Solomon para comigo e para com os outros foi a melhor lição que ele poderia nos dar sobre o significado da ética”.

“Muitas vezes penso em seu exemplo ao tentar orientar jovens estudantes e professores. E agora, Solomon nos deu outra lição com seu exemplo poderoso: dar o próximo passo que Deus nos dá”, concluiu.