Rio de Janeiro, 15 de ago de 2024 às 13:47
O documentário Livre – Duc in Altum é uma rara oportunidade de conhecer a vida interior de monges e monjas. Não só o dia-a-dia de suas vidas de clausura, como o trabalho e a vida de oração, mas a história de como o Senhor os convidou a segui-Lo numa vocação específica.
Pode um divorciado se tornar monge? E uma avó? E quem sabe um ex-satanista? O que leva um jovem rico em pleno século XXI a renunciar aos prazeres do mundo e a viver enclausurado?
Os depoimentos de monges e monjas anônimos de vinte mosteiros diferentes ao redor da Espanha que o documentário do diretor Santos Blanco reúne compõem uma resposta. Todos perceberam que "faltava algo" e, longe do mundo, eles encontraram a Parte que faltava. Assim como diz o Evangelho segundo São Mateus (Mt 13,44), eles deixaram tudo para trás pois encontraram um tesouro maior.
Não está no imaginário comum pensar que a vocação monástica é composta por pecadores. Imagina-se que são pessoas especiais para quem as renúncias são fáceis.
Duc in Altum mostra que não. A expressão latina que dá nome ao filme vem do Evangelho segundo São Lucas em que Jesus diz a Pedro: “Vai mais para o fundo (Duc in altum) e lança as redes para a pesca” (Lucas 5, 4).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
É o caso de uma das monjas entrevistadas. Viúva e mãe de seis filhos, tinha sua liberdade para ir e vir, com uma vida social ativa, ia ao teatro, pintava os cabelos de vermelho, usava salto alto. Mas o Senhor a chamou e pensava como deixaria filhos e netos. Mas a voz do Senhor foi mais forte. E mesmo com a incompreensão da família, decidiu segui-Lo.
Em meio à beleza da natureza, dos ritos e do silêncio que o filme registra com fotografia premiada Duc in Altum mostra que a solidão monástica não é a solidão do individualismo que existe no mundo. A solidão que os monges experimentam é a do recolhimento, é uma solidão habitada por Deus.
Produzido por Bosco Films e Variopinto Producciones e distribuído no Brasil pela Kolbe Arte, o filme estreia hoje (15) nos cinemas do Brasil. Para consultar cidades, sessões e cinemas, bem como comprar os ingressos, acesse https://www.ingresso.com/filme/livre-duc-in-altum