Apesar dos apelos de vítimas de abuso e seus defensores para que parem de exibir obras de arte do ex-jesuíta Marko Ivan Rupnik, a Santa Sé usou novamente uma das imagens do padre e artista para ilustrar um artigo online.

Na semana passada, foi publicado um vídeo pelo canal de TV público argentino Canal de la Ciudad que mostra uma imagem de Rupnik pendurada no apartamento do papa Francisco, na casa Santa Marta, no Vaticano.

No site da Santa Sé, o departamento de comunicações da Santa Sé usou uma imagem de um mosaico de Rupnik da Dormição de Maria em artigo para a solenidade da Assunção de Maria na última quinta-feira (15).

Os artigos do Vatican News sobre festas católicas continuaram a apresentar regularmente a arte de Rupnik depois que acusações públicas de abuso foram feitas contra o padre esloveno no final de 2022.

Acusado de abusar sexualmente de mulheres, Rupnik está atualmente sob investigação pelo escritório doutrinário da Santa Sé.

Em junho, o arcebispo emérito de Boston, EUA, cardeal Seán O'Malley, presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, enviou uma carta aos chefes dos escritórios da Santa Sé pedindo que demonstrassem "prudência pastoral" e não exibissem obras de arte que pudessem implicar na absolvição ou defesa dos acusados ​​de abuso.

“Devemos evitar enviar uma mensagem de que a Santa Sé está alheia ao sofrimento psicológico que tantos estão sofrendo”, escreveu O'Malley em carta enviada em 26 de junho, segundo a comissão que ele lidera.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O vídeo da TV argentina feito no apartamento do papa Francisco mostra uma imagem de são José dormindo com um anjo acima dele.

A imagem parece ser um detalhe de uma instalação maior de um mosaico de Rupnik de 2008 em uma capela em uma casa religiosa na Croácia. Imagens e uma descrição do trabalho podem ser encontradas no site do Centro Aletti, escola de arte e centro de teologia de Rupnik em Roma.

Acredita-se que seja pelo menos a segunda obra de arte de Rupnik pendurada nos aposentos pessoais do papa. A outra é um mosaico de Nossa Senhora e o Menino Jesus, sobre o qual o papa falou em mensagem de vídeo que enviou a um congresso mariano em Aparecida, São Paulo (SP), no ano passado.

Em vídeo publicado no canal do Vatican News em português no YouTube, agora exibido como “não listado”, a obra de arte mariana é vista pendurada sobre uma mesa de madeira no que parece ser uma sala de estar. Vídeos categorizados como “não listados” não aparecem nas buscas.

Outras obras de arte são visíveis nas paredes, incluindo uma cruz e um retrato de santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas.

A assessoria de imprensa da Santa Sé não respondeu até o momento da publicação desta matéria a um pedido de comentário na última sexta-feira (16) sobre o uso da arte de Rupnik no site Vatican News ou sua exibição no apartamento privado do papa Francisco.