O telhado da igreja da ordem primeira de Nossa Senhora do Carmo, no centro de Angra dos Reis (RJ), desabou ontem (19). O incidente não deixou feridos pois a igreja estava interditada pela Defesa Civil. A igreja, uma das mais antigas da cidade,  faz parte do Conjunto Arquitetônico Carmelita que inclui a igreja da ordem terceira e o convento dos frades.

“Nós, enquanto comunidade católica, estamos em luto”, disse frei João Paulo Pereira Moraes, pároco de Nossa Senhora da Conceição e responsável pelo complexo, ao portal de notícias G1. A Igreja do Carmo “é uma das igrejas principais da nossa cidade de Angra dos Reis. Uma igreja que tem não só um impacto religioso, mas também cultural. Afinal de contas, é a entrada da nossa Angra dos Reis”.  

O conjunto, construído há mais de 400 anos, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1944.

O frei contou que há cerca de um mês ele percebeu uma fissura no teto enquanto celebrava a missa e acionou a Defesa Civil. Desde então as missas foram transferidas para a Igreja Matriz.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo uma nota do Iphan, os problemas estruturais no telhado foram identificados pelo Iphan numa vistoria feita em maio na Igreja da Ordem Terceira, que fica ao lado. Na ocasião, foi detectado o deslocamento de telhas e o desgaste de peças de madeira por causa da umidade e da ação de cupins.

Depois dessa vistoria, a Defesa Civil interditou o local e o acervo histórico da Igreja foi retirado.

O Iphan autorizou, no dia 30 de julho, um escoramento emergencial do telhado para estabilizar a estrutura enquanto se preparava o projeto técnico definitivo de reforma. Na semana passada, uma reunião entre a prefeitura, o Iphan e representantes da igreja em Paraty aprovou o projeto de escoramento, mas o telhado desabou antes do projeto do escoramento começar. Hoje (20), a equipe do Iphan fará uma vistoria para avaliação e diagnóstico da situação.

A Ordem Terceira do Carmo é a associação religiosa mais antiga em Angra dos Reis. Em 1593, os frades carmelitas chegaram à cidade e iniciaram as obras de construção do convento do Carmo. Trinta anos depois fundaram a Ordem Carmelita, iniciando os trabalhos de evangelização na cidade.