21 de ago de 2024 às 11:42
Os fundadores da Fazenda da Esperança, frei Hans Stapel, Nelson Giovanelli, Iraci Leite e Lucilene Rosendo se encontraram com o papa Francisco hoje (21) em audiência privada no Vaticano.
Eles contaram ao papa sobre o carisma e crescimento da Fazenda da Esperança. “Queríamos dar alegria para ele, porque o Carisma da Esperança acredita que Deus pode mudar e no bem que Deus faz quando está entre nós”, disse o frei Stapel, em entrevista à Rádio Vaticano. “Abrimos fazenda no mundo inteiro, já tem 170, e o papa ficou muito contente”.
“O papa nos deu liberdade, foi um envio para levar o trabalho adiante, no mundo inteiro. Eu me senti amado, compreendido, ele brincava muito, estava muito livre. Uma disponibilidade inacreditável, ficamos felizes”, continuou o frei.
A Fazenda da Esperança foi fundada em 1983 em Guaratinguetá (SP). Faz parte de uma grande família espiritual chamada Família da Esperança, aprovada como Associação Internacional de Fiéis pela Santa Sé em 2015.
Segundo o site oficial, a instituição é “uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga”.
No encontro, o papa Francisco gravou uma mensagem de vídeo para os membros da Família da Esperança. “Digo-lhes somente uma coisa, que é a Palavra de Deus. A esperança não decepciona. A esperança é uma âncora que está cravada lá no céu e nós temos que estar agarrados nessa corda da esperança. Não percam a esperança. Rezem por mim e eu o faço por vocês”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Para Giovanelli, “o encontro nos deu uma sensação de filhos que se encontram diante do pai, nos confirmou dizendo para levarmos o trabalho adiante”.
“Saímos de lá com a sensação de que podemos, em liberdade, continuar esse caminho sem nos deixar levar por dúvidas ou preocupações”, concluiu Giovanelli em entrevista à Rádio Vaticano.
A Fazenda da Esperança
Fundada por Frei Hans Stapel, Nelson Giovanelli, Iraci Leite e Lucilene Rosendo, a Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança foi oficializada em 1983 na cidade de Guaratinguetá (SP). Além de atuar em diversas frentes de ação; como na educação infantil, cuidado aos idosos e aos que vivem com HIV, entre outros; sua maior atividade hoje é a recuperação de dependentes de substâncias psicoativas, com foco na construção de novos projetos de vida do acolhido, possibilitando seu retorno às atividades sociais, com autonomia, rompendo com o ciclo de autodestruição e fortalecendo os vínculos familiares.
Atualmente, a Fazenda da Esperança está presente em 28 países na América, Europa, África e Ásia. No Brasil são mais de 105 comunidades, presentes em todos os estados; sendo mais de 23 unidades exclusivas para acolhimento de mulheres, que podem estar acompanhadas de seus filhos.
A Família da Esperança possui 2107 membros, entre religiosos, consagrados ou leigos casados. Os membros da Família da Esperança são responsáveis por propagar o Carisma da Esperança em todo o mundo.