O papa Francisco nomeou o arcipreste Kevork Noradoungian ordinário para os Católicos Armênios da Europa Oriental, informou hoje (21) a Sala de Imprensa da Santa Sé. Dom Kevork recebeu o título de arcebispo de Sebaste dos Armênios.

Até agora, dom Noradoungian era vigário patriarcal do Instituto do Clero de Bzommar e superior do convento de Nossa Senhora de Bzommar, Líbano.

Nascido em Aleppo, Síria, em 16 de novembro de 1968, o arcebispo foi ordenado sacerdote em Aleppo pelo Instituto do Clero Patriarcal de Bzommar em 1995. Ele fez licenciatura em ciências da educação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma em 1997.

O arcebispo foi reitor do Seminário Menor e Maior, administrador e ecônomo geral do Instituto, pároco da comunidade armênio-católica de Moscou, Rússia, reitor da igreja de São Nicolau de Tolentino e reitor do Pontifício Colégio Armênio “in Urbe” em Roma, administrador apostólico ad nutum Sanctæ Sedis [à disposição da Santa Sé] do exarcado patriarcal armênio-católico de Jerusalém e Amã e pároco dos armênios católicos de Lyon, França.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O que é a Igreja Católica Armênia?

A Igreja Católica Armênia é uma das 24 igrejas particulares em comunhão com Roma que segue a liturgia armênia e está organizada como uma igreja patriarcal sob a autoridade do Dicastério para as Igrejas Orientais.

As origens da Igreja na Armênia remontam à pregação de são Judas Tadeu e são Bartolomeu no século I d.C., que se cristalizou com a ação de são Gregório no século IV d.C.

A Igreja está formalmente unida a Roma desde 1742 e os seus fiéis estão presentes em diversos países como Líbano, Turquia, Síria, Iraque, Irã, Israel, os territórios palestinos, Jordânia e Egito.