Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, SDB, foi nomeado hoje (22) bispo da prelazia de Itacoatiara (AM). Até então, ele era bispo auxiliar de Manaus (AM). A prelazia de Itacoatiara estava vacante desde novembro do ano passado, quando o então bispo, dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, foi nomeado bispo de Marajó (PA).

Dom Tadeu disse aos fiéis da prelazia de Itacoatiara em mensagem de vídeo que acolhe a nomeação “com alegria e satisfação”. “Quero sobretudo contar com as orações de cada um e de cada uma e junto ao povo de Deus que aí se encontra fazermos juntos acontecer a igreja sinodal”, diz ele na mensagem. “Uma alegria imensa poder partilhar e contribuir com o meu pastoreio junto a esse povo, junto a cada um de vocês, mas sobretudo nas grandes lideranças, nos nossos sacerdotes, nos nossos padres e que realmente Nossa Senhora do Rosário nos ajude e nos conduza nesse caminho que agora iniciamos”.

A prelazia de Itacoatiara escreveu nas redes sociais que “acolhe com imensa alegria” a nomeação de dom Tadeu e “desejamos que esta nova responsabilidade, confiada pelo papa Francisco, seja uma oportunidade para fortalecer ainda mais seu compromisso na construção do Reino de Deus na querida Amazônia”.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota de saudação ao bispo. “Estimamos que seu pastoreio seja marcado pelo anúncio do Evangelho, proximidade aos mais necessitados, promoção da paz e da justiça e pela contínua busca pela santidade”, diz a nota.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos nasceu em Corumbá (MS) em 3 de dezembro de 1967. Fez a sua profissão religiosa em 31 de janeiro de 1988 na Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, em Indápolis (MS).

Estudou Filosofia em Campo Grande (MS) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo (SP). Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1996, em Campo Grande (MS), e bispo em 12 de dezembro de 2016, também em Campo Grande.

Em 2016, foi nomeado pelo papa Francisco bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus. Seu lema episcopal é: “Restaurar todas as coisas em Cristo” (Ef 1,10).). Na arquidiocese de Manaus, até então, o bispo exercia o serviço de vigário episcopal da região Nossa Senhora dos Navegantes.