Embora “não seja fácil” seguir Jesus, “só Ele tem ‘palavras de vida eterna’”, disse o papa Francisco hoje (25) aos fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano.

Francisco comentou o Evangelho de hoje, que narra “a famosa resposta de são Pedro, que diz a Jesus: 'a quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna’”. “É uma linda resposta e expressão, que testemunha a amizade e a confiança que o une a Cristo, junto com os outros discípulos”, disse o papa.

Segundo o papa, “os discípulos nem sempre compreendem o que o Mestre diz e faz; às vezes lhes custa aceitar os paradoxos do seu amor, as exigências extremas da sua misericórdia, a radicalidade do seu modo de se entregar a todos”.

“Não é fácil para eles entenderem, mas são leais. As escolhas de Jesus muitas vezes ultrapassam a mentalidade comum, ultrapassam os próprios cânones da religião institucional e das tradições, até ao ponto de criarem situações provocadoras e embaraçosas. Não é fácil segui-lo”, disse o papa.

Contudo, acrescentou, “entre os muitos mestres daquele tempo, Pedro e os outros apóstolos encontraram só n’Ele a resposta à sede de vida, à sede de alegria, à sede de amor que os anima; Só graças a Ele experimentam a plenitude de vida que buscam, além dos limites do pecado e até da morte”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Por isso não vão embora, pelo contrário, todos, exceto um, mesmo entre muitas quedas e arrependimentos, permanecem com Ele até o fim.”

O papa disse depois que “isto também nos diz respeito: não nos é fácil seguir o Senhor, compreender o seu modo de agir, fazer nossos os seus critérios e os seus exemplos”.

“Quanto mais estamos próximos d’Ele - quanto mais aderimos ao seu Evangelho, recebemos a sua graça nos Sacramentos, permanecemos na sua companhia na oração, o imitamos na humildade e na caridade -, mais experimentamos a beleza de tê-lo como Amigo, e percebemos que só Ele tem ‘palavras de vida eterna’”.

O papa Francisco pediu que os fiéis se perguntem: “Como Jesus está presente na minha vida? Quanto me deixo tocar e provocar com suas palavras? Posso dizer que também são para mim -'palavras de vida eterna? A você, irmão, irmã, eu pergunto: as palavras de Jesus são para você - também para mim - palavras de vida eterna?”.

“Que Maria, que acolheu Jesus, Palavra de Deus, na sua carne, nos ajude a o ouvir e a nunca o abandonar”, concluiu.