O sino que os vencedores das provas de atletismo tocavam no Stade de France durante a Olimpíada de Paris vai para Notre Dame, a catedral da cidade, que será reaberta em dezembro, segundo o portal de notícias católico OSV News.

O sino, que pesa 550,3 kg, foi feito pela fundição Cornille Havard, que produz sinos para as maiores igrejas e catedrais da França, especificamente para os Jogos Olímpicos. A fundição ficas em Villedieu-les-Poêles, na Normandia.

Em 2013, a fundição Cornille Havard fez nove novos sinos para Notre Dame por ocasião de seu 850º aniversário. Foi essa fundição que também restaurou oito desses nove sinos depois que eles foram danificados no incêndio de Notre Dame em 15 de abril de 2019.

“Fomos contatados há alguns meses pelo Comitê Organizador de Paris, para ver se estaríamos interessados ​​neste sino para Notre Dame”, disse o padre Olivier Ribadeau Dumas, arcipreste-reitor da catedral, segundo a OSV News. “E aceitamos essa proposta”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O sino olímpico se juntará a outros dois sinos dentro da catedral, perto do órgão. Os três sinos tocarão juntos durante a missa no momento da consagração.

O maior sino de Notre Dame é conhecido como “le bourdon Emmanuel” e fica na torre sul da catedral. Datado da época do rei Luís XIV no final do século XVII, o sino tocou em eventos históricos, como o fim das duas guerras mundiais. Esse sino não foi afetado pelo incêndio de 2019 e continua a ser tocado em ocasiões especiais.

Dumas disse à OSV News que o sino “tocou várias vezes desde o incêndio, na Páscoa e no Natal, e em ocasiões especiais como a morte do papa Bento XVI”.