Inspirado no conceito de “boa política” apresentado pelo papa Francisco na encíclica Fratelli tutti, publicada em 2020, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez um documento com perguntas e respostas para orientar clérigos, religiosos e fiéis nas próximas eleições municipais em 6 de outubro em todo o Brasil, menos em Brasília (DF).

Segundo frei Jorge Luiz Soares da Silva, da Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) da CNBB, responsável pelo documento, as respostas a quatro questões estão dentro do “ensinamento da Igreja, sobretudo a partir da encíclica Fratelli tutti”, do papa Francisco. e “com base naquilo que é a Doutrina Social da Igreja.

Segundo o frade, a política é apresentada como um meio necessário “para a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O documento da CNBB diz que “para o papa, os principais pontos que compõem a ‘boa política’ são: o serviço ao bem comum; o respeito pela dignidade humana; a promoção da justiça social; o cuidado com a criação; o diálogo e inclusão e a paz e reconciliação.

“Para o papa Francisco, esses princípios refletem uma política que verdadeiramente serve às pessoas e constrói um mundo mais justo e fraterno. E com base neles, a CNBB apresenta uma orientação a todos eleitores e a seus fiéis”, diz a RIG.