Um estudante da Universidade de Notre Dame, universidade católica em Indiana, EUA, disse este mês que toda a sua família se converteu ao catolicismo na solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, em 15 de agosto — uma bênção que ele atribui a Deus “derrotando Satanás a todo momento”.

Colin Smith, que estuda ciência política e teologia em Notre Dame, disse em publicação na rede social X que “na solenidade da Assunção de Maria, toda a minha família se filiou à Igreja Católica”.

A conversão da família ocorreu três anos depois que o próprio Smith entrou para a Igreja, disse. A família frequentou várias igrejas protestantes ao longo de vários anos quando Smith era mais jovem, disse ele à CNA, agência em inglês da EWTN News, esta semana.

Smith disse na rede social X que escreveu “provavelmente mais de 100 páginas de cartas para familiares explicando várias doutrinas e práticas” da Igreja.

No entanto, “eu desempenhei um papel bastante pequeno na decisão da minha família de entrar para a Igreja”, disse.

“Foram realmente os inimigos da Igreja que mais fizeram para ajudá-los a se tornarem católicos”, escreveu. “Deus derrotou Satanás a cada passo. Cada movimento seu apenas ajudou o plano de Deus”, disse.

Como exemplo, Smith citou a experiência de sua irmã em uma “escola feminista progressista e secular para meninas” em Nashville, Tennesee, o que levou seus pais a mandá-la para a Academia St. Cecilia da cidade, administrada pelas Irmãs Dominicanas da Congregação St. Cecilia.

Através da escola, a família conheceu os frades dominicanos da província de São José e um dos frades, o padre Dominic Legge, tornou-se mentor de Smith, enquanto a instrução das irmãs dominicanas levou sua irmã à fé.

“Eu fazia muitas perguntas [a Legge] sobre a fé, às quais ele respondia com grande habilidade, profundidade e graça”, disse Smith à CNA.

“Ele também me indicou a Summa Theologica de santo Tomás de Aquino”, e alguns podcasts tomistas, disse.

“No começo, eu ouvia muito esses podcasts porque a Summa parecia um pouco inacessível para alguém sem qualquer formação católica ou filosófica”, disse Smith. “Eu me convenci das alegações cristãs principalmente dessa forma e por meio de algumas outras leituras”.

Por fim, “decidi me converter no início do meu último ano do ensino médio”, disse Smith à CNA, “e fui levado à Igreja pelo padre Dominic na capela de Santo Tomás de Aquino na Casa Dominicana de Estudos em 6 de agosto de 2021”, a festa da Transfiguração, e o 800º aniversário da morte de são Domingos.

Smith passaria um verão no exterior, em Roma; as visitas de sua família lá foram "instrumentais" na conversão de sua mãe, escreveu ele na rede social X.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Talvez o maior passo em sua jornada tenha sido visitar o circo de Nero, do lado de fora da basílica de São Pedro”, disse ele.

“Seu guia turístico ateu progressista explicou que Nero foi realmente 'mal compreendido'. Ele 'não odiava os cristãos. Ele achava que eles eram estranhos por comerem a carne de seu Deus'”.

“Ela deu seu maior passo em direção à Igreja quando soube por meio desse guia turístico secular que Nero achava que os primeiros cristãos afirmavam a Presença Real [de Cristo na Eucaristia], e que esses cristãos estavam dispostos a morrer por isso”, disse Smith.

Seu irmão, Andrew, ficou comovido no ano passado depois de participar de um protesto contra um show de drag queens em Notre Dame.

Andrew tinha “uma obsessão com orações rotineiras”, escreveu Smith, e ainda assim “nunca se sentiu tão confortável quanto no frio daquele protesto”.

“Ele finalmente viu que os católicos queriam dizer cada palavra de suas orações memorizadas enquanto todos nós rezávamos o terço, a oração de São Miguel etc”, disse.

O pai de Smith também se converteu junto com a família, tendo se tornado “bastante simpático” à fé católica na época em que seu filho se converteu, disse Smith à CNA.

Mais em

Agora que sua família se converteu à Igreja, Smith disse este mês que foram “absolutamente os inimigos da Igreja e de Deus que Deus paradoxalmente usou” para trazê-los à fé.

Smith disse que sua família vai à missa juntos sempre que possível. Os três irmãos da família Smith estão em Notre Dame, enquanto seus pais ainda moram em Nashville.

“Minha irmã, Abigail Smith, está no coro litúrgico, então meu irmão e eu geralmente escolhemos a missa de domingo na basílica do Sagrado Coração, quando ela está cantando”, disse ele.

Ao refletir sobre a jornada da família rumo à fé, apesar da oposição que encontraram, Smith escreveu em uma publicação na rede social X este mês: “É como se Cristo estivesse lembrando seus discípulos de que ele decidiu usá-los para trazer pessoas para a Igreja... mas ele certamente não precisa deles”.

“Somos todos seus servos, e ele já venceu por sua providência”, disse.