O dia 15 de agosto, data em que Nossa Senhora Medianeira foi coroada Rainha do Povo Gaúcho, será feriado religioso no município de Santa Maria (RS) a pedido do arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Antônio Brustolin. O feriado substituirá o feriado de 8 de dezembro, que comemora a padroeira de Santa Maria, Nossa Senhora da Conceição. A mudança do feriado do município ocorrerá já a partir do ano que vem.

A lei que institui o dia 15 de agosto como feriado em Santa Maria foi aprovada na Câmara de Vereadores na terça-feira (27) e sancionada na quarta-feira (28) pelo prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB-RS) durante a cerimônia de lançamento do tema e programação oficial da 81ª Romaria Estadual da Medianeira, no salão Mater Dei do santuário basílica da Medianeira.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O título de Rainha do Povo Gaúcho foi concedido a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças pela Santa Sé em 31 de maio último. Nessa época, enchentes que começaram no final de abril assolavam o Rio Grande do Sul, afetando 478 dos 497 municípios do Estado, segundo o último boletim diário da Defesa Civil emitido no dia 20 de agosto. Segundo os últimos registros, 183 mortes foram confirmadas, 806 pessoas foram feridas e 27 estão desaparecidas.

Dom Leomar disse que, “com a coroação pontifícia da Nossa Senhora Medianeira”, muitos padres o “pediram para fazer uma moção” para que essa data fosse feriado em Santa Maria.