1 de set de 2024 às 11:01
O papa Francisco rezou hoje (1) depois da oração do Ângelus, no Vaticano, “pelas vítimas do incidente ocorrido no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Recife, no Brasil”.
“Que o Senhor Ressuscitado conforte os feridos e as suas famílias”, disse.
O teto do santuário Nossa Senhora da Conceição, em Recife (PE), desabou na sexta-feira (30), durante a distribuição de cestas básicas. Duas pessoas morreram e 28 ficaram feridas.
O papa também condenou os “hediondos atentados contra a vida humana” no ataque de sábado (24) “no município de Barsalogho, emBurkina Faso”, quando “centenas de pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram mortas e muitas outras ficaram feridas em um ataque terrorista.”.
“Expresso a minha proximidade a toda a nação e as minhas sentidas condolências às famílias das vítimas. Possa a Virgem Maria ajudar o querido povo do Burkina Faso a encontrar a paz e a segurança”, disse.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Francisco expressou sua proximidade também ao “povo ucraniano martirizado” e preocupação “sobre o conflito entre a Palestina e Israel, que ameaça alastrar a outras cidades palestinas”.
“Faço apelo para que não parem as negociações, haja um imediato cessar-fogo, sejam libertados os reféns e socorrida a população em Gaza, onde estão se difundindo muitas doenças, incluindo a poliomielite”, disse.
Francisco pediu que “haja paz na Terra Santa, que haja paz em Jerusalém! Que a Cidade Santa seja um ponto de encontro onde cristãos, judeus e muçulmanos se sintam respeitados e acolhidos, e ninguém questione o Status Quo nos seus respectivos Lugares Santos”.
O papa Francisco recordou ainda que ontem (31) foi beatificado na Eslováquia “Ján Havlík, seminarista da Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo”. “Este jovem foi morto em 1965, durante a perseguição do regime contra a Igreja na então Tchecoslováquia. Que a sua perseverança no testemunho da fé em Cristo seja um encorajamento para aqueles que ainda hoje sofrem provações semelhantes”, disse.
Por fim, pediu orações por sua viagem a Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura, que fará de 2 a 13 de setembro.