A presidente e diretora de operações da EWTN News, Montse Alvarado, foi anunciada na terça-feira (3) como ganhadora de um prêmio de um importante grupo de defesa da liberdade religiosa por sua "liderança consistente, eficaz e inovadora no avanço da liberdade religiosa".

O Instituto de Liberdade Religiosa (RFI, na sigla em inglês), organização sem fins lucrativos e apartidária com sede em Washington D.C., EUA, que defende a liberdade religiosa para todas as pessoas em todo o mundo, anunciou na terça-feira (3) que Alvarado ganhou o Prêmio de Impacto da Liberdade Religiosa deste ano.

Alvarado, natural da Cidade do México, foi diretora-executiva e diretor de operações do Fundo Becket, de defesa jurídica da liberdade religiosa.

Ela assumiu o comando da EWTN News – que inclui a ACI Digital, Catholic News Agency, o National Catholic Register entre outros – em março de 2023.

Antes de assumir o cargo de presidente e diretora de operações, Alvarado foi âncora do programa semanal de televisão EWTN News In Depth, que fundou. O papel de âncora é agora de Catherine Hadro.

"Nunca pretendi que a liberdade religiosa fosse uma parte tão grande da minha carreira", disse Alvarado à CNA. Trabalhar para defender os direitos religiosos de pessoas de todas as origens, porém, aprofundou sua própria fé católica.

 

 

"Isso só mostra que Deus sempre sabe o que é melhor e qualificará para o que ele chamar alguém a fazer”, disse Alvarado. “Confie nele".

Além de seu trabalho com a EWTN News, Alvarado atualmente atua nos conselhos de várias organizações sem fins lucrativos e apostolados católicos, como Catholic Information Center, Acton Institute, Knights of Columbus Charitable Giving Fund, Benedictine College e Patients' Rights Action Fund, organização líder de defesa contra a legalização do suicídio assistido.

Ela também faz parte do conselho consultivo do Conselho das Superioras Maiores das Religiosas (CMSWR, na sigla em inglês) e do Instituto DAGIVEN, e aconselha a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês) através de seu Comitê de Liberdade Religiosa.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"Ao longo de sua carreira, Montse Alvarado tem sido uma voz forte e clara pela liberdade religiosa na mídia, na cultura e nos tribunais", disse David Trimble, presidente da RFI, esta semana.

"Ela dedicou firmemente seu tempo e talento para proteger os direitos não apenas de seus companheiros católicos, mas de todas as pessoas de fé na América."

'Deus sempre sabe melhor'

Ao refletir sobre seu tempo trabalhando no campo da liberdade religiosa, Alvarado disse que, embora certas proteções legais para a liberdade religiosa nos EUA tenham melhorado nas últimas décadas, a "cultura mudou" de tal forma que muitas pessoas hoje não entendem ou apreciam a importância da religião.

"A falta de alfabetização religiosa é o maior perigo para a liberdade religiosa, e vemos isso se manifestar nos ataques contra igrejas e no antissemitismo desenfreado em todo o mundo. As pessoas não entendem o impulso religioso e teme-se e persegue-se o que não se conhece", disse ela.

 

Alvarado disse que seu trabalho jurídico com o Fundo Becket em defesa da liberdade religiosa foi um "exercício de humildade, prudência e um grande controle da autossuficiência", e um lembrete sólido da importância do poder da oração como um fator de sustentação no trabalho difícil.

"Defender a liberdade religiosa me tornou mais religiosa, não menos. Encontrar a fé profunda de outras tradições - não importa quais sejam - mudou meu coração para sempre", disse Alvarado.

A EWTN News cobre vários tópicos relacionados à liberdade religiosa sob a liderança de Alvarado. Ela encorajou os católicos a apoiar a liberdade religiosa para todas as pessoas, em parte porque "a busca por Deus deve ser livre de coerção".

Mais em

"O homem cristão oferece Jesus Cristo como resposta, sabendo que somente o Espírito Santo moverá o coração da outra pessoa em seu tempo perfeito", disse ela.