As relíquias de santa Teresinha do Menino Jesus, que estão em peregrinação pelo Brasil, visitaram ontem (8) o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A urna com um fêmur e ossos do pé da santa doutora da Igreja chegou à arquidiocese de aparecida na sexta-feira (6) e permanecem até quarta-feira (11).

“Essas relíquias estão comovendo a cidade de Aparecida e arredores. Como o povo ama santa Teresinha”, disse o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes na homilia da missa das 12h no santuário.

As relíquias seguiram em procissão ontem pela manhã do Seminário Bom Jesus, da arquidiocese de Aparecida, até o santuário nacional, onde foram recepcionadas por centenas de devotos, muitos segurando terços, rosas.

“Me emocionei porque saí da missa e não sabia que estariam aqui os ossos de Santa Teresinha. Ela é um exemplo para muitas pessoas e em especial em minha família; por causa dela alguns parentes estão voltando para a Igreja. Só quero agradecer pelos santos serem exemplo em nossa família”, disse ao Portal A12 Alenir Lima Santana, de Curitiba (PR).

Para o prefeito de Igreja do santuário, padre Ferdinando Mancílio, “receber a relíquia de um santo é relembrar e reavivar essa nossa vocação que nos foi dada por Deus: a santidade”.

Urna com as relíquias de santa Teresinha no santuário de Aparecida. Andreza Galvão / A12
Urna com as relíquias de santa Teresinha no santuário de Aparecida. Andreza Galvão / A12

Na missa das 12h, celebrada por dom Orlando Brandes, o arcebispo convidou o reitor do seminário, padre Renan Rangel dos Santos Pereira, coordenador da visita das relíquias na arquidiocese, a falar sobre santa Teresinha.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O sacerdote recordou a história de santa Teresinha e destacou como ela gostaria de ser tudo na Igreja e descobriu que, para isso, deveria ser “no coração da Igreja”, o “amor”. “Nós te pedimos, intercede a Deus por nós, para que nós também, no coração da Igreja sejamos o amor”, pediu.

O padre também lembrou que santa Teresinha “tinha um amor muito grande pelos sacerdotes” e pediu que a santa “ajude os sacerdotes a ser santos como a senhora também é”. “E manda vocações para a Igreja, manda sobre nós uma chuva de rosas”, completou.

Ao final da tarde, as relíquias foram levadas para o Carmelo Santa Teresinha, em Aparecida, onde passaram à noite. Hoje (9) de manhã, foram levadas para o santuário arquidiocese de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em Guaratinguetá (SP), onde ficarão durante todo o dia para veneração. Às 18h, as relíquias retornam para o carmelo de Aparecida.

Amanhã (10), as relíquias serão levadas para a sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), onde passarão o dia. Às 19h30, volta para o carmelo de Aparecida. Na quarta-feira (11), a arquidiocese de Aparecida se despede das relíquias, que seguirão para o carmelo de Tremembé (SP), diocese de Taubaté (SP).

Esta é a quarta vez que as relíquias de primeiro grau de santa Teresinha vêm ao Brasil. A peregrinação acontece a pedido da Ordem do Carmelo Descalço no Brasil ao Carmelo de Lisieux, na França, em comemoração aos 150 anos de nascimento da santa e 100 anos de sua beatificação, celebrados em 2023, e em preparação para os 100 anos de sua canonização, em 2025. A peregrinação das relíquias começou em 1º de fevereiro na cidade de Trindade (GO) e terminará em 1º de outubro, dia de santa Teresinha, em São Paulo (SP).

Para acompanhar a programação da peregrinação é só acessar o Instagram dos carmelitas: @soucarmeloocd, @carmelobrasil @floresdocarmelo.