13 de set de 2024 às 15:12
“O que eu mais aprendi foi realmente sobre a paixão por Nossa Senhora”, disse a astrônoma e astrofísica brasileira Duilia de Mello, 60 anos, sobre a sua experiência de organizar a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Basílica da Imaculada Conceição, em Washington, DC, que será amanhã (14).
“Eu nunca vi pessoas com tanta paixão por uma causa”, disse Duilia de Mello à ACI Digital. “As pessoas choram quando querem expressar o seu amor a Nossa Senhora”.
Ela é natural de Jundiaí (SP), mas ainda pequena se mudou para o Rio de Janeiro. Estudou numa escola de freiras. “Eu adorava as freiras. Elas eram educadoras maravilhosas e nos mostraram seu amor por Nossa Senhora”.
“Desde pequena tenho essa familiaridade com Nossa Senhora e admiração também. Sua história é maravilhosa. E tem todos os milagres que as pessoas colocam em suas mãos e dizem que ela realiza”, disse ela.
Duilia de Mello é professora titular de física e astrofísica e vice-reitora de estratégias globais na Universidade Católica da América (UCA) em Washington, DC, que fica ao lado da basílica.
Ela contou que não foi fácil conseguir a entronização da Mãe Aparecida na basílica, foi um longo processo que começou quando umas senhoras brasileiras lhe contaram que há anos tentavam ter a imagem da Virgem na basílica, mas nunca tinham conseguido. Como Duilia é a vice-reitora da UCA, pediram a sua ajuda em 2022.
A Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição em Washington é o principal santuário mariano dos EUA, com capacidade para mais de 7 mil fiéis sentados. O santuário abriga mais de 80 capelas com devoções marianas de diversos países.
Quando Duilia foi conversar com o reitor da basílica, monsenhor Walter R. Rossi, sobre a possibilidade da instalação, ele disse que não faziam mais entronizações de imagens, que não tinha lugar para Nossa Senhora Aparecida, pois a maioria das capelas dentro da basílica não estão abertas para outras imagens porque foram financiadas por doadores ou ordens religiosas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Eu não conseguia acreditar que um lugar tão grande não teria um cantinho para Nossa Senhora Aparecida que é uma imagem tão pequena”, disse Duilia. Depois de percorrerem toda a basílica procurando um local, encontraram um espaço na Capela de Nossa Senhora de Fátima que fica na entrada da basílica e decidiram que ali, seria colocada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, bem em frente à de Fátima.
“Elas vão falar português o tempo inteiro lá”, brinca.
“Liderar este comitê foi uma experiência maravilhosa, um processo longo guiado por Nossa Senhora”, disse. Depois da autorização, o bispo de Fall River, dom Edgar da Cunha, que também é brasileiro se envolveu e conseguiu envolver as comunidades brasileiras para arrecadar o dinheiro necessário para o evento.
“Outro resultado incrível é que agora” os católicos nos EUA nos conhecemos. A Mãe Aparecida “queria que nos conhecêssemos e nos tornássemos uma comunidade e nos sentíssemos mais acolhidos nesse país”.
Há cerca de 1,9 milhão de brasileiros nos EUA, segundo estimativas de 2022 do Ministério das Relações Exteriores, e cerca de 65 comunidades católicas brasileiras com padres que falam português.
Espera-se a participação de mais de 4 mil brasileiros numa grande peregrinação nacional. O encontro dos brasileiros às 7h30 (hora local) na Igreja do Sagrado Coração de Jesus de onde sairá a procissão dos estandartes rumo ao Santuário Nacional onde terá a oração do terço e momentos de formação.
A missa da entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida será transmitida pela TV Canção Nova, às 15h (horário de Brasília). Será celebrada pelo arcebispo emérito de Boston, cardeal Sean O’Malley e concelebrada pelo núncio apostólico nos EUA, dom Christophe Pierre, nove bispos e mais de 50 padres. O bispo de Fall River, dom Edgar da Cunha, natural de Jacuípe (BA), vai dar a homilia.