13 de set de 2024 às 16:15
Um conselho dos Cavaleiros de Colombo no Estado da Virgínia, nos EUA, recebeu um prêmio de liberdade religiosa por derrotar o governo federal dos EUA pelo direito de celebrar missa num cemitério nacional. Os cavaleiros são a maior organização de católicos leigos dos EUA.
O instituto de defesa da liberdade religiosa First Liberty Institute deu ao Knights of Columbus Council 694 o Prêmio Philip B. Onderdonk Jr. Religious Liberty em reconhecimento ao desafio bem-sucedido do conselho de Petersburg, Virgínia, a uma regra federal que proibia a celebração de missas no cemitério nacional Poplar Grove.
Há décadas o conselho dos cavaleiros celebra missa no Memorial Day, feriado nacional dos EUA em memória dos soldados americanos mortos em conflitos, no cemitério da região de Petersburg há décadas. No ano passado, porém, o Serviço Nacional de Parques (NPS, na sigla em inglês) proibiu a celebração por ser um serviço religioso.
Os Cavaleiros entraram com uma ação alegando que a proibição violava a primeira emenda da Constituição dos EUA, e o Religious Freedom Restoration Act (Ato de Restauração da Liberdade Religiosa). O governo federal recuou e desistiu de proibir a missa.
Roger Byron, conselheiro sênior do First Liberty Institute, disse ao conceder o prêmio que o "compromisso dos Cavaleiros com sua missão e o ideal de liberdade religiosa ficou claro mais uma vez este ano, quando eles se posicionaram firmemente para realizar sua missa anual do Memorial Day num cemitério público nacional na Virgínia".
“Diante de uma política inconstitucional adotada pelo Serviço Nacional de Parques, os Cavaleiros se recusaram a recuar e se levantaram para defender a Primeira Emenda”, disse Byron.
“Honramos o compromisso dos Cavaleiros com nossa primeira liberdade.”
Antes de recuar e permitir a missa, funcionários do Serviço Nacional de Parques disseram que os Cavaleiros poderiam fazer a cerimônia "fora do cemitério, num pedaço de grama perto do estacionamento", o que o processo dos Cavaleiros disse ser "irracional, desnecessário e inconstitucional".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em seu processo, os Cavaleiros disseram que o conselho de Petersburg “realizou uma missa do Memorial Day dentro do Cemitério Nacional de Poplar Grove todos os anos (com poucas exceções)” por mais de 60 anos ou mais.
“[O] local é importante para nós”, disseram os cavaleiros ao NPS ao pedir a autorização para a missa.
“É nossa crença religiosa que o serviço memorial precisa ser dentro do próprio cemitério, não fora do cemitério em algum lugar. É por isso que sempre o fizemos lá todo ano desde pelo menos a década de 1960 ou antes.”
O prêmio Onderdonk é concedido desde 2015 a “um herói e protetor da liberdade religiosa”, diz o First Liberty Institute em seu site.
Em vez de um troféu, o destinatário “recebe um rifle comemorativo Henry Repeating Arms Military Service Tribute Edition calibre .22, especialmente gravado para o prêmio”, diz a organização.
Os Cavaleiros também foram notícia recentemente quando o ex-presidente dos EUA Donald Trump criticou duramente a vice-presidente dos EUA Kamala Harris por seu interrogatório agressivo anterior de indicados a cargos judiciais que são membros dos Cavaleiros de Colombo.
Em 2018, Harris interrogou três indicados diferentes sobre sua filiação à organização católica gbal. Ela disse que as visões pró-vida e pró-casamento dos Cavaleiros conflitavam com os direitos constitucionais ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e questionou a qualificação dos indicados para o cargo.