A próxima sede do Congresso Eucarístico Internacional será Sydney, Austrália. O anúncio foi feito ontem (15) na missa de encerramento do 53° Congresso Eucarístico Internacional em Quito, Equador.

A missa foi celebrada pelo arcebispo emérito de Caracas, Venezuela, cardeal Baltazar Porras, legado pontifício do Congresso Eucarístico Internacional.

No final da cerimônia, o cardeal Porras disse: “Em nome e por mandato do papa Francisco, anuncio-vos que o 54º Congresso Eucarístico Internacional terá lugar na cidade de Sydney, Austrália”, em 2028.

Sydney foi sede do 29º Congresso Eucarístico Internacional em 1928.

O papel da Eucaristia na Igreja nascente em Sydney

Em vídeo exibido no evento, o arcebispo de Sydney, dom Anthony Fisher, se disse “encantado em convidar todos vocês para a nossa cidade portuária em 2028 (...) 100 anos depois de Sydney ter sediado este grande evento”.

“A história da fé católica em Sydney é, em muitos aspectos, uma história do poder da Eucaristia na construção da Igreja de Deus a partir de origens humildes”, disse o bispo. “No início do período colonial da nossa cidade, nos tempos quando não havia clero e o culto católico era proibido, era o Santíssimo Sacramento contido numa âmbula na casa de um leigo que sustentava os fiéis”, disse.

A hóstia, disse dom Fisher, foi deixada pelo padre Jeremiah O'Flynn “antes da sua deportação” e “serviu como centro da nossa primeira comunidade católica”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Ali, num quartinho de uma casa simples, homens, mulheres e crianças se reuniam para adorar a presença do Senhor entre eles”.

“Uma grande ocasião de graça”

O bispo auxiliar de Sydney, dom Danny Meagher, disse à ACI Prensa, agência em espanhol da EWTN, que é preciso “que a vida na Igreja de Sydney floresça".

“O arcebispo Anthony Fisher, reconhecendo a importância do Congresso Eucarístico Internacional, espera que seja um grande sucesso, não só para Sydney e a Austrália, mas também para todos os que participam”.

“Esperamos que seja uma grande ocasião de graça para todos os participantes, para que voltem para casa com um verdadeiro sentido de graça, formados e transformados pelo que aprenderam”, disse dom Meagher.

O bispo disse que “o desafio para nós é organizar um Congresso Eucarístico Internacional muito bom”. “Eu mediria o sucesso se conseguirmos tocar o coração das pessoas e abrir a mente à riqueza da Eucaristia, entrando em Deus”, disse o bispo.

“Cristo nos dá a sua vida, introduz-nos no seu mistério pascal e envia-nos ao mundo. Através de apresentações de qualidade que tocam a mente com boa teologia, e também conectam o coração e o espírito através de boa liturgia e entretenimento, buscamos envolver as pessoas verdadeiramente”, disse dom Meagher.