O Círio de Nazaré do Maranhão foi reconhecido como manifestação da cultura nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A sanção foi publicada ontem (16), no Diário Oficial da União (DOU). A proposta tinha sido aprovada em 13 de agosto pela Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado.

Segundo a Agência do Governo, este reconhecimento “destaca a importância da cerimônia não apenas para a fé dos devotos, mas para a identidade cultural e social de São Luís”, e “valoriza a celebração que enriquece a vida cultural, religiosa e social da cidade de São Luís e fortalece os vínculos do Círio de Nazaré que promovem o encontro entre tradição, fé e cultura”.

O Círio de Nazaré do Maranhão ocorreu pela primeira vez em 1992, na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, quando a cidade de São Luís (MA) recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré por missionários de Belém (PA), cidade brasileira onde há a maior devoção e manifestação religiosa a Nossa Senhora de Nazaré.

Depois disto a procissão do Círio de Nazaré do Maranhão se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão e uma das maiores manifestações religiosas do Estado, atraindo mais de 100 mil devotos ao santuário dedicado à Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac, no segundo domingo de outubro.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

32ª edição do Círio de Nazaré

Este ano, o Círio de Nazaré fará 32 anos e acontecerá entre os dias 10 a 20 de outubro, com o tema: "Santuário de Luz" e o lema baseado na passagem bíblica de Lc 2,12, "Encontrareis um recém-nascido deitado numa manjedoura", que retrata no nascimento de Jesus, que foi “contemplado pela humanidade pela primeira vez ao nascer num simples estábulo”, disse o santuário.