O papa Francisco cancelou suas reuniões hoje (23) devido aos sintomas de uma “condição leve semelhante à gripe”, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Como medida de precaução, dada a viagem nos próximos dias, as audiências papais programadas para hoje foram canceladas”, diz nota divulgada hoje (23).

O papa, de 87 anos de idade, deve partir na quinta-feira (26) para uma viagem de quatro dias a Luxemburgo e Bélgica, de 26 a 29 de setembro, pouco menos de duas semanas depois de retornar de uma viagem de 12 dias a quatro países no sudeste da Ásia e na Oceania — Indonésia, Papua Nova-Guiné, Timor-Leste e Singapura.

O papa Francisco deveria se reunir na manhã de hoje (23) com membros da Pontifícia Academia de Ciências e com jovens participantes de um concurso de Natal patrocinado pela Pontifícia Fundação Gravissimum Educationis–Cultura para a Educação .

Embora ele não tenha se reunido mais com os grupos devido a doença, a Santa Sé publicou os discursos planejados pelo papa como “discursos proferidos”.

Em mensagem aos participantes do concurso, Francisco diz que “gostaria de recordar convosco, jovens cantores e músicos que se dedicam a promover os valores do Natal, que o nascimento de Jesus foi acompanhado por um cântico celestial: ‘Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de quem ele gosta!’ ”

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“A Encarnação de Jesus Cristo, que traz a verdadeira paz ao mundo — e como precisamos dela hoje! — inspirou, ao longo dos séculos, inúmeros artistas de todas as línguas e culturas, que retrataram caminhos de fraternidade no mundo”, disse Francisco.

“Vocês fazem parte desse grande movimento, com sua originalidade, histórias e vozes”, disse o papa, “e é sempre o amor de Deus, feito homem em Jesus Cristo, que fala aos seus corações”.

Em discurso à Pontifícia Academia de Ciências, o papa Francisco elogiou “o desejo da academia de chamar a atenção para as pessoas marginalizadas e pobres em suas várias conferências e de incluir os povos indígenas e sua sabedoria em seus diálogos”.

O papa disse ser grato pelo trabalho da academia em propor regulamentações apropriadas no campo da inteligência artificial (IA), que Francisco diz que podem ser benéficas, mas também “ter sérias implicações negativas para a população em geral”.

“Além disso, os riscos de aplicações manipuladoras de Inteligência Artificial para moldar a opinião pública, influenciar as escolhas dos consumidores e interferir nos processos eleitorais precisam ser reconhecidos e prevenidos”, disse o papa.

“Num momento em que crises, guerras e ameaças à segurança mundial parecem prevalecer, suas próprias contribuições silenciosas para o progresso do conhecimento a serviço de nossa família humana são ainda mais importantes para a causa da paz global e da cooperação internacional”, disse Francisco.