Começa hoje (25) e segue até o dia 3 de novembro a campanha ‘40 Dias pela Vida’, que visa “acabar com o aborto localmente por meio de oração, jejum, divulgação comunitária e vigília pacífica”, segundo os organizadores. A iniciativa internacional envolve 79 países e, no Brasil, acontece nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Uberlândia (MG) e São Paulo (SP).

A campanha 40 Dias pela Vida surgiu como uma iniciativa coordenada de oração pelo fim do aborto no Texas, EUA, em 2007. Depois, espalhou-se por diversas cidades em todo o mundo. A duração de 40 dias é baseada nos períodos de provação e purificação narrados na Bíblia, especialmente nos 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, que é o que se celebra na Quaresma.

As vigílias acontecem duas vezes por ano, uma no período da Quaresma e outra no início da primavera, nas mesmas datas em todo o mundo.

Segundo o site oficial, desde que a iniciativa surgiu, 24.853 vidas foram salvas, 155 centros de aborto fechados e 263 trabalhadores deixaram o aborto em todo o mundo.

"Sempre é muito reconfortante quando estamos em vigília e uma mulher ou um homem, entendendo a importância deste movimento, para, tira dúvidas, e reza conosco”, disse a coordenadora da campanha no Rio de Janeiro, Fátima Mattos. “Aqueles que são chamados a testemunhar com uma presença pacífica e educativa enviam uma mensagem poderosa à comunidade sobre a trágica realidade do aborto”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Responsável pela vigília em São Paulo, Jô Fonseca disse que “40 Dias pela Vida traz uma forma diferente e essencial de defender a vida na cidade que é uma das maiores do mundo”.

“Trata-se de uma mobilização de 40 dias para mostrar apoio a tantas mulheres em situação de fragilidade, escutando-as e encaminhando-as para casas de acolhida. A campanha também visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de salvarmos as duas vidas. Tudo isso mediante oração”, continuou ela.

A fundadora e presidente executiva da Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família, Zezé Luz, convidou todos “a realizar este gesto de amor e misericórdia, levando, de forma respeitosa, pacífica e silenciosa a mensagem da vida. No Brasil, oramos incessantemente para que as famílias, o poder público e as instituições acolham esse dom precioso e sublime, porque toda vida importa!”.

A Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família apoia a Campanha "40 Dias pela Vida" no Brasil.

Para mais informações, acesse o site oficial da campanha no Brasil.