A igreja da paróquia santo Antônio tornou-se o sétimo santuário da arquidiocese de Brasília ontem (25). Na missa solene de elevação, o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa disse ser “um momento de reconhecimento da história dessa paróquia”, disse o cardeal na missa solene, mas também da fé vivida nessa igreja.

Código de Direito Canônico (CDC) (cânon 1.230) diz que um santuário é um “lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar”. O cânon 1.234 estabelece que o local deve dispor aos fiéis “meios de salvação mais abundantes, com o anúncio cuidadoso da palavra de Deus, o fomento da vida litúrgica, principalmente por meio da celebração da Eucaristia e da penitência, e ainda com o cultivo de formas aprovadas de piedade popular”.

Segundo dom Paulo Cezar, o novo santuário exerce “uma atração espiritual, onde a fé e a devoção se encontram” por meio do padroeiro santo Antônio que “atrai o testemunho e a beleza de Cristo às pessoas”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O arcebispo disse ainda que almeja que o santuário santo Antônio “possa continuar sendo esse centro de atração” a Deus, no qual “possa continuar ser um grande centro que atrai as pessoas” a “experimentar a beleza do amor de Deus através da vida, do testemunho de santo Antônio” e “através da beleza do Salvador que ele anunciou e testemunhou”. E destacou também que um santuário é um local onde as pessoas podem “experimentar o amor de Deus através da misericórdia, através do sacramento da reconciliação”.

Parte interna do santuário santo Antônio. Facebook/Paróquia santo Antônio
Parte interna do santuário santo Antônio. Facebook/Paróquia santo Antônio

A igreja santo Antônio fica na Quadra 911 da Asa Sul, em Brasília e foi criada em 2 de fevereiro de 1959 pelo primeiro arcebispo de Goiânia, dom Fernando Gomes dos Santos. Depois que a arquidiocese de Brasília foi criada em 16 de janeiro de 1960, a paróquia santo Antônio tornou-se pró-catedral, ou seja, primeira catedral de Brasília, em fevereiro de 1963, a pedido do arcebispo de Brasília, dom José Newton de Almeida Baptista. Neste período a igreja tinha missas dominicais às 7h, 8h30, 10h (celebrada pelo arcebispo) e 19h. Entre julho a agosto de 1962 foi iniciada a campanha da construção da igreja e do seu salão paroquial. Em maio de 1970, a paróquia santo Antônio deixa de ser pró-catedral, visto que a catedral de Brasília havia sido inaugurada na Esplanada dos Ministérios em 31 de maio. O santuário Santo Antônio é administrado pelos franciscanos da Ordem dos Frades Menores (OFM) e em seu território tem uma capela com Santíssimo Sacramento onde há celebrações de missas e de sacramentos. Também tem um convento franciscano, um centro catequético e um colégio que ensina desde a educação infantil ao ensino médio.