1 de out de 2024 às 14:16
Erika Teles dos Santos, de 28 anos, de Montes Claros (MG), foi nomeada membro do Grupo Consultivo Internacional da Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no Vaticano. A nomeação de Erika foi anunciada no fim de setembro por meio de um comunicado assinado pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell.
Erika Teles, natural de Paripiranga (BA), é coordenadora do Setor Juventude de Montes Claros e membro da comunidade de vida da Comunidade Filhos de Maria há seis anos. Ela disse à ACI Digital que sua indicação ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida foi feita pela Comissão Episcopal Pastoral para juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“A proposta foi apresentada pelo Dicastério para a CNBB que levou até a comissão pastoral para juventude; e o meu nome foi proposto por eles. Eles pediram que enviasse um currículo com algumas qualificações e também com alguns trabalhos que já havia exercido em minha vida, em meu período de serviço também junto à igreja. Depois de alguns dias, depois de análise dos currículos, foi feita a escolha do meu nome e recebi então o comunicado através de uma carta por e-mail do próprio Dicastério”, relatou a jovem.
Para Teles sua nomeação “foi uma grande surpresa”, mas a recebe “como uma grande responsabilidade”, “entendendo também como um chamado de Deus, como algo que Ele confia” a ela e que precisa “responder a Ele”.
Erika ainda disse que para sua Comunidade Filhos de Maria, uma comunidade pequena do interior de Minas Gerais, também “foi uma grande surpresa receber esta nomeação”. Eles estão “muito felizes com a notícia, com a escolha, com este cuidado de Deus através da igreja” para com eles. A arquidiocese de Montes Claros também relatou sua alegria com a nomeação.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Que nós possamos a partir dessa nova experiência poder contribuir de uma forma mais ampla, de uma forma mais eficaz com as realidades juvenis também dentro da nossa arquidiocese”, destacou Erika.
O Grupo Consultivo Internacional da Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida será “composto por 20 jovens de diversas regiões do mundo, de associações, movimentos”, segundo Erika. “São várias as representações, mas são jovens 20 jovens de todo mundo representando os cinco continentes”.
O comunicado do cardeal Farrell diz a Teles que este grupo desempenhará “um papel proativo e consultivo, mas não é um órgão representativo ou decisório”, ressaltando que “este papel complementar não interfere de modo algum no trabalho das Conferências Episcopais e Associações de fiéis, Movimentos eclesiais e Novas comunidades”.
Erika Teles disse que sua atribuição “será ser este meio que lhe ligará o Brasil, os jovens brasileiros com o restante dos jovens do mundo inteiro”. Ela pretende apresentar no grupo internacional “como é a evangelização no Brasil, quais são as maiores dificuldades dos jovens, o que eles enfrentam, o que eles querem”.