2 de out de 2024 às 13:42
O certificado que reconhece oficialmente o tradicional festejo de santo Inácio de Loyola da diocese de Pinheiro (MA), como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, foi assinado pelo governador do Estado, Carlos Brandão (PSB-MA) durante uma cerimônia na praça padre Newton Pereira, em Pinheiro, no dia 30 de setembro.
O festejo foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão em 28 de maio deste ano, através da sanção de Brandão.
“Este é um festejo importante e esse reconhecimento fortalece a fé, a Igreja Católica e agora vai atrair mais romeiros para essa celebração. E a comunidade também sai fortalecida com o reconhecimento da sua tradição religiosa e cultura”, disse o governador durante a cerimônia.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O festejo de santo Inácio de Loyola é realizado anualmente em 31 de julho, na paróquia catedral santo Inácio de Loyola, em Pinheiro e segundo o governo do Maranhão, este evento mobiliza “centenas de fiéis com momentos de oração, louvor, caminhada, procissões e celebrações eucarísticas”.
O bispo de Pinheiro, dom Élio Rama também esteve presente na celebração e disse que “a devoção de santo Inácio está presente” em Pinheiro “há mais de 200 anos” e pediu “a Deus que continue abençoando todos os que tem essa devoção” para “que possam continuar com fervor fazendo com que essa devoção se expande cada vez mais, não somente na diocese de Pinheiro”, mas também em todo Maranhão.