4 de out de 2024 às 12:58
“A oração abre o coração para o Senhor” e, ao fazer isso, o Espírito Santo entra e “muda tua vida” escreveu o papa Francisco no prefácio do livro Como Jesus nos ensinou. A oração dos peregrinos da esperança da editora italiana da Pia Sociedade de São Paulo, que será publicada em 9 de outubro com reflexões, algumas inéditas, do papa Francisco sobre a oração.
“É por isso que é preciso orar, para abrir o coração e deixar espaço para o Espírito. Oramos para Jesus, para o Pai, para Nossa Senhora, mas não costumamos falar com o Espírito Santo em oração. Em vez disso, é o Espírito Santo que muda nosso coração, entra em nosso coração e o muda”, diz o papa no texto.
“Alguns momentos de aridez”
O prefácio foi publicado pelo jornal Avvenire , da Conferência Episcopal Italiana. Nele, o papa diz que aprendeu a rezar com a avó e com vários mestres espirituais, como o padre jesuíta argentino Miguel Ángel Fiorito.
“Ensinou-me a orar como um filho e não buscando os caramelos da consolação: como se dá a oração? Como habituar-se com a oração? O que fazer quando há consolo ou mesmo desolação, quando não há desejo de orar? Ele foi um mestre de vida espiritual para mim”, escreve o papa sobre o padre Fiorito.
Francisco também diz que, em geral, a sua oração agora como papa é a mesma de sempre e “nada mudou”.
“Às vezes, algumas orações vocais, às vezes, diante do Santíssimo Sacramento, passo por alguns momentos de aridez. Minha oração seguiu adiante com as coisas bonitas e com as coisas não tão bonitas. Às vezes penso que preciso rezar mais, isso sim”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa diz rezar a Liturgia das Horas, oração que toda a Igreja reza em vários momentos, e “a grande oração” de “confiança” que é o Pai Nosso.
“Nossa Senhora dos errantes”
O papa Francisco fala então sobre as orações a Nossa Senhora. “Gosto de senti-la perto, porque ela é Mãe e nos guia”.
O papa também conta a lenda de Nossa Senhora dos errantes, protetora dos ladrões”.
“Eles roubam, mas como rezam para ela, quando um deles morre, Nossa Senhora, que está na janela do céu, diz para ele se esconder. E ela lhe diz para não ir até Pedro, que não o deixará entrar. Mas, à noite, ela abre a janela do Paraíso e o deixa entrar por lá. Gosto disso: Nossa Senhora é aquela que deixa você entrar pela janela. É quase um contrabando".
“Se a Igreja não o apoiar com orações, você está acabado”
“É também por causa dessa confiança que, ao final de meus discursos públicos, sempre peço que orem por mim. Preciso, nesse serviço à Igreja, do apoio da comunidade. Se a Igreja não o apoiar com orações, você está acabado”, diz Francisco.