A 232ª edição do Círio de Nazaré começa hoje (8) a celebrar Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, também chamada pelos devotos de Rainha da Amazônia. A programação começa com a missa solene de abertura oficial do Círio às 18h na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém (PA), celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa.

Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos marianos mais antigos, remete ao período da infância de Jesus, em Nazaré da Galileia. Segundo a tradição, são José, marido de Maria, esculpiu uma imagem da Virgem amamentando que ficou conhecida como Nossa Senhora de Nazaré. Em 361, a imagem foi levada a Portugal e escondida no pico de São Bartolomeu, sendo encontrada apenas em 1119, dando início à sua veneração e a muitos milagres. Em 1182 foi erguida uma ermida a Nossa Senhora de Nazaré onde hoje está o Santuário de Nazaré, em Portugal.

No Brasil, a devoção começou em 1700 com o achado de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido às margens de um riacho que fica perto de onde hoje está a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.  Ele a levou para a sua casa várias vezes, mas milagrosamente a imagem voltava para o local onde foi encontrada. Então, Plácido construiu uma pequena capela para a imagem no lugar. A primeira procissão em homenagem à Virgem de Nazaré na capital paraense foi em 1792. Desde então, a procissão acontece todos os anos, reunindo milhões de fiéis no mês de outubro.

Um dos símbolos da procissão é a corda que passou a fazer parte do círio em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla no momento da procissão. A berlinda com a imagem ficou atolada e os cavalos não conseguiram puxá-la. Então, um comerciante local emprestou uma corda para os fiéis puxarem a berlinda. Desde então, a corda é usada no círio. Feita de cisal com 400 metros de comprimento, a corda simboliza o elo entre os fiéis e Nossa Senhora de Nazaré e os promesseiros buscam tocar a corda como forma de pagar promessa.

Promesseira toca a corda no Círio de Nazaré 2023. Crédito: Padre Leonardo Monteiroo.
Promesseira toca a corda no Círio de Nazaré 2023. Crédito: Padre Leonardo Monteiroo.

A programação oficial começa hoje (8) e vai até 28 de outubro. Serão 14 procissões. O segundo domingo de outubro, este ano, dia 13, é o dia mais importante. Mais de 2 milhões de pessoas costumam participar da procissão que percorre 3,6 km, seguindo a berlinda que leva a imagem de Nossa Senhora.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ao final da missa de abertura, por volta das 19h, haverá a assinatura do documento de doação do governo do Estado para construção do novo santuário.

Em seguida, do lado de fora da Igreja, as luzes da fachada da igreja serão acessas, marcando a abertura oficial do Círio de Nazaré 2024.

Na Memória de Nazaré haverá o lançamento da pedra fundamental para a construção do novo santuário de Nossa Senhora de Nazaré que passará a fazer parte do Complexo Santuário Nossa Senhora de Nazaré. As obras devem começar entre o fim deste ano e o início de 2025, e durar cerca de dois anos.

O Complexo Santuário Nossa Senhora de Nazaré será uma grande estrutura integrada ao Centro Arquitetônico de Nazaré, Basílica Santuário e outros espaços relacionados.

Para ver a programação entre no site oficial do Círio de Nazaré 2024.