O manto oficial que vestirá Nossa Senhora no Círio de Nazaré deste ano foi apresentado ontem (10) aos fiéis, depois da missa às 18h na basílica santuário de Nazaré, em Belém (PA). A peça é inspirada no tema do Círio 2024: “Perseverar na oração, com Maria, a mãe de Jesus”.

“O manto conta a história da perseverança de Maria, Mãe de Jesus. Desde o seu sim, na Anunciação, até a entrega de seu Filho na Cruz”, diz o texto de apresentação do manto. “Maria perseverou para que a vontade de Deus fosse cumprida, e para que todos nós fôssemos salvos”.

O texto diz que “a postura e a decisão de todo cristão católico” deve ser a de “perseverar em oração com a Virgem Santíssima”. “Desde o primeiro sim, na anunciação, Maria foi grande exemplo de perseverança”, diz, destacando que “mesmo sem saber o que estava por vir”, Maria disse ao anjo Gabriel na anunciação: “Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. E “este sim mudou para sempre a história da humanidade”.

Nesta 232ª edição do Círio de Nazaré, a criação e a confecção do manto são assinadas pela estilista Letícia Nassar, com bordados de Antônio José de Souza e Rosa Brito e metais de Marcelo Monteiro.

Na parte da frente, há dois grandes lírios, “símbolos da bondade e ternura de Maria, virtudes fundamentais em sua ação intercessora”. E ao redor de toda a peça há arabescos em linhas de ouro, “representando as bênçãos que emanam da Cruz de Cristo”, com flores que simbolizam “a intercessão de Maria”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Foram usados para bordar o fundo do manto 240 metros de fio de ouro, revestidos de cristal transparente.

Na parte de trás, há a letra “M” de Maria no centro, envolvida por uma moldura de arabescos, “que simboliza a berlinda de Nazaré, com seus anjos e suas flores”.

Acima do “M” está a cruz de Cristo, que “nos relembra o grande Sacrifício pela nossa salvação, derramando sangue e água, pela purificação dos nossos pecados”.

Embaixo do “M” está gravado em uma flâmula prata com acabamento dourado “Eis aqui a serva do Senhor”. Mais abaixo, já uma medalha comemorativa pelos 50 anos da Guarda de Nazaré.

Em toda sua borda, o manto tem mais de 200 zircônias de 1 quilate cada, “simbolizando as muitas Ave Marias que devemos rezar no nosso dia a dia”. Há flores feitas de vários materiais nobres como cristais, pérolas, e as pétalas e tecido bordado a mão. Elas representam “a singela beleza da Mãe de Jesus”.

O broche do manto tem a imagem de Nossa Senhora da Divina Providência, “à qual os padres barnabitas têm uma devoção especial”. Os padres barnabitas são os responsáveis pela basílica santuário de Nazaré.