14 de out de 2024 às 15:44
O papa Francisco recebeu hoje (14) no Vaticano a vice-presidente da Argentina, Victoria Villarruel, católica praticante que frequenta a missa tradicional em latim, num encontro em que falaram sobre a situação do país e trocaram presentes.
O encontro, que durou cerca de uma hora, ocorreu na biblioteca do Palácio Apostólico num ambiente “de muito carinho”, segundo comunicado oficial.
Villaruel, que também é presidente do Senado da Nação Argentina, divulgou em sua conta na rede social X um vídeo que mostra o momento em que o papa a recebe com a frase: “Que bom ver você”.
Francisco respondeu à pergunta “Como vai você?” dizendo: “Muito bem, ainda estou vivo. Você sobreviveu?”
Villarruel respondeu: “Estou muito feliz por vê-lo de pé”, ao fazer menção às recentes aparições públicas do papa numa cadeira de rodas.
Na conversa, que abordou vários temas, Francisco mostrou interesse pela situação na Argentina e agradeceu a visita, ao que Villarruel respondeu: “Obrigado, Santo Padre, por me receber”.
A vice-presidente deu ao papa uma estatueta de um cavalo com seu potro e um doce espanhol.
Francisco deu a ela um terço abençoado, um livro sobre a bênção histórica Statio Orbis de 27 de março de 2020, com a frase “Ninguém se salva sozinho”, e uma mensagem de paz assinada especialmente para ela.
Ao se despedir, Villarruel disse: “Eu rezo por você, mas você reza por mim, hein!”
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Qual é a ligação de Victoria Villarruel com a Igreja?
Victoria Villarruel é uma católica praticante que participou de peregrinações ao Santuário Nacional de Luján, na Argentina, e divulgou felicitações nas redes sociais na Páscoa.
Em novembro do ano passado, o padre argentino Javier Olivera Ravasi disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que conheceu pessoalmente Villaruel, que foi madrinha de um batismo em sua capela.
“Ela tem uma personalidade forte e determinada, é filha de soldados. Ela é católica, apostólica romana e praticante”, disse o padre, que também falou que Villarruel vai à missa no rito tradicional em latim.
Villarruel falou contra o aborto, ao dizer que defende “o direito à vida porque começa na concepção”, não por razões religiosas, mas por “pura biologia”, segundo o jornal espanhol El País.
Em 2018, ela participou de uma “Missa pela Vida” em Luján, Argentina, e disse querer revogar a lei do aborto no país, embora tenha dito que atualmente a prioridade é a crise econômica.
Em dezembro do ano passado, depois de assumir o cargo, Villarruel reuniu-se com o bispo militar da Argentina, dom Santiago Olivera, que entregou-lhe uma imagem de são José Gabriel del Rosario Brochero, e desejou-lhe proteção em seu governo.
Depois, ela também encontrou-se com o arcebispo de Buenos Aires, dom Jorge García Cuerva, e manifestou o desejo de visitar a imagem de Nossa Senhora de Luján para agradecer e rezar pelo país.