15 de out de 2024 às 15:28
A Tenda da Sinodalidade é uma iniciativa promovida pela AmerIndia, rede de católicos progressistas latino-americanos, e pelo Observatório Latino-Americano da Sinodalidade, cujo objetivo é refletir sobre a presença da América Latina na Igreja e promover o processo sinodal.
A tenda foi inaugurada em Roma no âmbito da segunda sessão do Sínodo da Sinodalidade.
Até 23 de outubro, fiéis que visitam a Cidade Eterna e membros do sínodo são convidados a visitar essa “tenda” onde ocorrerão eventos culturais, painéis, debates, exposições de arte, apresentações de novos livros e outras atividades.
Segundo o observatório, diferentes temas serão abordados a partir de uma perspectiva sinodal, como o mundo hispânico, os afrodescendentes, os movimentos populares, a política ou o laicato.
Na inauguração do local, Elisabeth Román, presidente do Conselho Católico Nacional para o Ministério Hispânico, falou sobre a Igreja hispânica nos EUA, que constitui cerca de 40% da população católica do país.
Ela falou também sobre o declínio no número de jovens católicos latinos nascidos nos EUA, a relativa falta de representação latina na liderança católica e falou sobre a necessidade de sua integração na vida paroquial.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo a ADN Celam (agência de notícias do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe), Román disse também que atualmente há cerca de 3,2 mil padres latinos nos EUA, que representam 9% do clero do país.
Próximos eventos
Com o apoio da secretaria-geral do Sínodo da Sinodalidade, também estão previstas duas oportunidades de diálogo. O prefeito do dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, e a irmã Gloria Liliana Franco, presidente da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Religiosos e Religiosas (CLAR), apresentarão o tema “Do Sínodo Pan-Amazônico ao Sínodo da Sinodalidade”.
Haverá também um momento de diálogo para “discernir no Espírito e na vida cotidiana”, do qual participarão Mauricio López, diretor do Programa Universitário da Amazônia, e a irmã Daniela Cannavina, secretária-geral da CLAR.
Os eventos podem ser acompanhados pessoalmente no Collegio Internazionale Sant' Alberto dei Camelitani (na via Sforza Pallavicini, próxima ao Vaticano), ou pelas redes sociais da AmerIndia e do Observatório Latino-Americano da Sinodalidade. O programa completo pode ser visto aqui.