A festa de santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o frei Galvão, começou ontem (16) no santuário arquidiocesano frei Galvão em Guaratinguetá (SP), cidade natal do santo, e no Mosteiro da Luz, onde ele morreu e está sepultado, em São Paulo (SP).

Antônio de Sant’Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá, em 10 de maio de 1739, em uma família que tinha muitas posses. Mas, abriu mão de tudo para atender ao chamado de Deus e seguir a vida religiosa. Aos 16 anos, entrou para o convento franciscano de São Boaventura de Macacu, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1761, fez seus votos solenes e, um ano depois, foi admitido à ordenação sacerdotal. Foi, então, enviado para o convento de São Francisco, em São Paulo, a fim de aperfeiçoar os seus estudos de filosofia e teologia e exercitar-se no apostolado.

Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Luz, das irmãs concepcionistas. O próprio frei Galvão projetou e trabalhou na construção do recolhimento, incluindo a capela.

Foi no Mosteiro da Luz que passou os últimos dias de sua vida, aos cuidados das religiosas. Morreu em 23 de dezembro de 1822, aos 83 anos, com fama de santidade por toda uma vida dedicada a Cristo e às obras de caridade. Foi beatificado por são João Paulo II em 25 de outubro de 1998 e canonizado em 11 de maio de 2007 por Bento XVI, em São Paulo.

No Mosteiro da Luz, a novena é rezada todos os dias às 16h com a presença de padres convidados. No domingo (20), haverá uma caminhada penitencial saindo do Santuário de São Francisco às 8h30. Os fiéis caminharão pelo largo de São Francisco, rua São Bento, rua Florêncio de Abreu, avenida Tiradentes, com chegada prevista no Mosteiro da Luz às 9h30. No dia 25 de outubro, dia de Frei Galvão, haverá sete missas ao longo do dia e a procissão às 19h. Veja aqui a programação completa.

No santuário Frei Galvão em Guaratinguetá, a festa começou ontem com a missa e a celebração do primeiro dia da novena que será rezada todos os dias às 15h e 19h até o dia 24 de outubro, véspera do dia de frei Galvão. No mesmo período da novena, frades, religiosas e leigos farão uma ação missionária na cidade.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Uma capelinha com a imagem de frei Galvão será levada às casas e estabelecimentos comerciais das 18 paróquias da arquidiocese de Aparecida.

Essas atividades missionárias são inspiradas no tema da festa desse ano que é “Frei Galvão, peregrino da caridade”, em sintonia com o Ano Jubilar 2025 da Igreja, o ano da esperança. O lema é “Onde houver desespero que eu leve a Esperança”.

O dia de Frei Galvão será celebrado com cinco missas e a procissão solene.

Além da programação religiosa a festa tem barracas de comidas e bebidas, shows e atividades para crianças.

Veja a programação completa aqui.