O bispo emérito de São Carlos (SP), dom Paulo Sérgio Machado, morreu ontem (18) na unidade de terapia intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio (MG), onde estava internado,  aos 78 anos de idade.  


Nascido em Patrocínio (MG), em 22 de novembro de 1945, dom Paulo era licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Divinópolis (MG) e foi bacharel em Teologia pelo Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. 


Dom Paulo Sérgio Machado foi nomeado bispo de São Carlos (SP) em 22 de novembro de 2006 pelo papa Bento XVI e ficou no cargo até 13 de dezembro de 2015, quando apresentou sua renúncia ao papa Francisco, que a aceitou.


Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota assinada pelo arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, presidente da CNBB; pelo arcebispo de Goiânia (GO), dom João Justino de Medeiros Silva, primeiro vice-presidente da CNBB; pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, segundo vice-presidente da CNBB, e pelo bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB.  









“Dom Paulo deixa-nos um legado de amor, sabedoria e compaixão que continuará a inspirar todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Recordamos que, em 2008, sua liderança foi fundamental na organização dos festejos pelos 100 anos da diocese de São Carlos, um marco que uniu e inspirou muitos. Seu legado de amor e serviço ficará eternamente gravado em nossos corações”, diz a nota da CNBB. 


“Que Deus conforte a todos que sentirão sua falta e que sua memória continue a iluminar nossos caminhos”, conclui a nota. 


A diocese de São Carlos (SP) ainda não divulgou informações sobre as exéquias do bispo emérito em seu site.