28 de out de 2024 às 16:31
“Com coração firme na esperança que nos anima pela fé lançamos o nosso apelo: ‘Paz! Nós somos todos irmãos e irmãs!”, escreveram os bispos do regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) hoje (28), em uma nota, repudiando “com veemência a violência que ameaça a vida e a dignidade” do povo do Rio de Janeiro (RJ). Também manifestaram “solidariedade e proximidade a todas as vítimas da violência e aos que, de algum modo, são atingidos por ela”.
Segundo os bispos, “nos últimos dias, uma série de atos de violência eclodiu em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, especialmente na região metropolitana, aterrorizando cidadãos de bem ao evidenciar o forte clima de insegurança em que estamos mergulhados”. A fala dos bispos se refere ao último ato de violência ocorrido em 24 de outubro, na Avenida Brasil, quando criminosos atiraram contra motoristas e passageiros depois de uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Três pessoas morreram e duas ficaram feridas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Há pessoas sendo mortas enquanto vão ao trabalho ou ao lazer, outras fechando-se em suas casas e adoecendo de medo e pânico, a sociedade experimentando profunda instabilidade, e até lugares de culto a Deus sendo vandalizados, com o perigo do cerceamento da liberdade religiosa”, diz a nota assinada pelos “bispos católicos do Estado do Rio de Janeiro”.
“Que a fraternidade e o respeito pela vida prevaleçam, e que todos nós, com a força da fé, da oração e da união, possamos caminhar juntos na construção de uma sociedade mais justa e pacífica. O anseio por uma cultura da paz reúna todas as forças da sociedade em um grande pacto em defesa da vida ameaçada pela violência”, clama o regional Leste 1 da CNBB.