“Vão em frente, façam bagunça, façam barulho, não tenham medo, comprometam-se com a vida, com o trabalho”, pede o papa Francisco em uma mensagem de vídeo enviada hoje (28) aos jovens da arquidiocese de Manaus (AM) que participam no Sínodo Arquidiocesano da Juventude.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A ideia de fazer um Sínodo Arquidiocesano da Juventude surgiu da assembleia sinodal da arquidiocese de Manaus que aconteceu em 2022. Nas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja de Manaus, foram definidas algumas pistas de ação para a juventude, com o objetivo de “construir junto com os jovens um caminho de aproximação e acompanhamento que contemple a escuta, a formação e o protagonismo juvenil”. Entre as pistas, estava a proposta do sínodo da juventude.

O processo sinodal foi dividido em três etapas: encontrar, escutar e discernir. Atualmente, os jovens estão na etapa escutar que começou em Pentecostes de 2024 e terminará em Pentecostes de 2025. Segundo o site da arquidiocese, essa etapa ajuda “os jovens a assumir papeis de liderança, elaborar a síntese do que foi escutado e produzir um Instrumentum Laboris” para a Assembleia Sinodal de julho de 2025 com a qual termina o sínodo da juventude.