29 de out de 2024 às 13:45
O reitor do seminário menor Imaculada Conceição de Auchi, Nigéria, padre Thomas Oyode, foi sequestrado no domingo (27) quando homens armados atacaram o seminário no Estado de Edo, na região centro-sul do país.
O diretor de comunicações da diocese de Auchi, padre Peter Egielewa, disse ontem (28) que o padre Oyode foi sequestrado por volta das 19h (horário local), enquanto fazia orações noturnas e dava uma bênção no seminário.
O padre disse que, depois do sequestro, Oyode foi “levado para um matagal”.
O padre Egielewa disse que o vice-reitor do seminário e todos os seminaristas estavam seguros depois do ataque.
Egielewa contou que os seminaristas foram temporariamente transferidos para uma área segura com toda a equipe do seminário menor, pois a incerteza persistia em torno do seminário.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Mas, o padre Egielewa lamentou que a diocese de Auchi ainda não tenha recebido nenhuma comunicação sobre o paradeiro de Oyode.
Ele disse que um relatório oficial do incidente foi apresentado às autoridades nigerianas. “Estamos ansiosos por sua ajuda para garantir a libertação de nosso padre sequestrado”, disse o diretor de comunicações da diocese de Auchi.
Em seu apelo por solidariedade ao padre Oyode, Egielewa disse: “A diocese católica de Auchi pede a todas as pessoas de boa vontade que se juntem aos fiéis da diocese em orações para que os sequestradores libertem o padre Oyode ileso”.
Fundado em 2006 pelo bispo de Auchi, dom Gabriel Ghiakhomo Dunia, o seminário menor Imaculada Conceição tem como objetivo formar candidatos para os seminários maiores, onde fazem estudos e formação sacerdotal.
Mais de 500 candidatos já se formaram no seminário, que fica em uma das regiões da Nigéria que registra cada vez mais ataques e incidentes violentos.