29 de out de 2024 às 15:30
O principal ponto turístico religioso do município de Roseira (SP), o mosteiro da Sagrada Face será elevado a santuário em uma missa solene no dia 24 de novembro, às 10h, celebrada pelo arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes.
Um santuário é um “lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar”, dispondo aos fiéis “meios de salvação mais abundantes, com o anúncio cuidadoso da palavra de Deus, o fomento da vida litúrgica, principalmente por meio da celebração da Eucaristia e da penitência, e ainda com o cultivo de formas aprovadas de piedade popular”, diz o Código de Direito Canônico (CDC) nos cânones 1.230 e 1.234.
O mosteiro da Sagrada Face fica a 12km de Aparecida e foi fundado em 25 de março de 1970 pelo padre Januário Baleeiro, fundador da congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, à qual o mosteiro pertence. Sua construção é inspirada em um castelo medieval italiano e é revestida de quartzito, conhecido como pedra de são Tomé.
Dentro do mosteiro há várias imagens históricas trazidas da Europa, mas há na capela do mosteiro um quadro dito como milagroso, nomeado Sagrada Face brasileira. Ao seu lado também estão duas réplicas em tamanho real do Santo Sudário.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Sagrada Face brasileira
O quadro da Sagrada Face brasileira foi pintado pelo padre Januário Baleeiro em 1959, em Lagoa Santa (MG). O sacerdote usou somente os dedos para pintar a Sagrada Face em um pedaço de cetim branco com carvão e tinta. Depois que a pintura secou, ele a despregou da mesa e teve uma grande surpresa ao ver que do outro lado do pano havia surgido uma nova face com traços mais detalhados como: cravos na testa, ferimentos no nariz, nos olhos e na face. Esta nova imagem se assemelha ao Santo Sudário de Turim, relata o mosteiro em suas redes sociais.
Depois de dois meses desta revelação, padre Januário Baleeiro foi aconselhado a enviar o tecido para estudos na casa das velas artes do Rio de Janeiro (RJ). O perito que analisou o tecido concluiu que a pintura foi feita por duas mãos distintas e que não havia vazamento de tinta de um lado para o outro, pois se houvesse, a pintura revelada teria borrado a pintura original.
Segundo o mosteiro, o quadro milagroso atrai vários devotos que, além de rezar com a pintura da Sagrada Face, também agradecem as graças obtidas por meio da sua contemplação.